A sua overdose de cultura pop!

Aniversário de plataforma Blogger

Nenhum comentário: | |

 Exatamente hoje, 4 de julho, há dez anos eu abria meu primeiro blog "oficial" e iniciava algo que revolucionava minha vida. Mas se um dia é capaz de mudar muita coisa no mundo, imaginem uma década...


Meu primeiro domínio blogspot foi um site de fanfics. Por mais que hoje em dia possa parecer algo bastante "cringe" - em linguagem da geração Z - eu me orgulho muito de tudo o que eu já produzi nessa plataforma porque cada conteúdo trata-se de uma expressão genuína de diversos momentos da minha adolescência e que sem dúvidas contribuíram para a minha genuína expressão atual.

Antes de se chamar Pop-Up, esse espacinho de internet se chamou Assunto Infinito e o arquivo permanece parcialmente online (já que a outra metade eu apaguei). E ainda antes era Teens4Change, em um domínio que já foi apagado e nada do que eu escrevi lá sobreviveu ao meu surto de vergonha... Mas eram essencialmente a mesma proposta: falar de tudo e um pouco mais.

Eu sinto muita vontade de retomar as postagens aqui e continuar falando do que eu tenha vontade. Só que como eu disse, uma década é mais que o suficiente para que pelo menos duas versões completamente opostas do mundo possam existir. Eu realmente não acredito que tenha visto verdadeiramente os dias de auge do Blogger. Talvez isto tenha ocorrido verdadeiramente durante os anos 2000. Mesmo assim, havia uma comunidade ampla por aqui que parece ter migrado completamente para as plataformas de vídeo.

Aliás, parece-me este o estilo do século 21: os vídeos - e cada vez mais curtos. Eu mesmo estou criando atualmente conteúdo para o TikTok sobre minha coleção de discos (@rodrigodevinil, para quem se interessar). Esse fato é o que me faz questionar a validade de retomar minha criação por aqui: Será que o Blogger ainda tem comunidade o suficiente que pelo menos me faça ter a sensação de não escrever somente para os processadores do meu computador/tablet/celular?

Eu não sei!

Mas acredito que eu compartilho as mesmas dúvidas e inseguranças com aqueles que recusam-se a abraçar tanto "progresso". Mas não interprete essa colocação mal. Eu realmente não acho que as redes sociais são realmente um progresso vazio, mas o fato é que durante o desenrolar dessa última década, elas foram cada vez mais se tornando catalisador do ego de gente megalomaníaca e tem inclusive tornado as pessoas mais aficionadas com o próximo viral.

Há um dizer muito popular que foi introduzido pelo Andy Wharol. Ele mesmo costumava dizer que usava como modelo qualquer pessoa disposta a conquistar os 15 minutos de fama. Acontece que esse tempo foi reduzido a 30 segundos. O viral que aconteceu hoje pela manhã, já não é mais relevante agora a tarde e à noite vai parecer como algo ocorrido há vinte anos.

Acho que é talvez mais assustador como as pessoas estão se deixando levar pela inteligência artificial. O que de fato eu considerarei com todas as letras o progresso vazio (tal qual Bethânia cantou em "Purificar o Subaé"). Isso não apenas está contribuindo para concentrar ainda mais dinheiro nas mãos de quem já tem praticamente todo o dinheiro do mundo, mas também contribuindo para a (ainda maior) desvalorização sistemática das artes e das funções humanas. É literalmente aquele meme que você é feliz ao perceber que a IA pode fazer tudo o que você faz, até perceber que ela faz tudo o que você faz Em outras palavras, se o ser humano era extremamente substituível antes, agora sequer tem serventia.

Foi um vômito de palavras, eu sei. Parece inclusive reclamação de baby boomer em qualquer postagem do Facebook. Mas foi nada mais que um bocado de pensamentos expressos ao longo de um post. Espero, através deste, criar uma conversa e ouvir opiniões e sentimentos de outros que também mantêm blogs.

Feliz aniversário, Harry!

CONTINUE LENDO
© POP-UP! Sua Overdose em cultura pop. - 2021. Todos os direitos reservados.
Design e criação por: João Destiny.