A sua overdose de cultura pop!

NEW YEAR: Conheça a chegada do ano novo em outros lugares do mundo!

2 comentários: | |

Olá gente!

Se vocês leram as postagens especiais de natal, sabem como é comemorado em outras culturas, mas diferente da música, não é mais natal! O que significa que é hora de conhecer como outras culturas recebem o ano novo. Por isso, sentem-se e esperem a queima de fogos.


Na África do Sul, as comemorações são do dia 2 de janeiro, como um marco da comemoração da libertação dos escravos da África do Sul, em 1830. A comemoração é feita em um desfile pelas ruas muito similar ao carnaval brasileiro.

africa-do-sul

Já na China, as coisas são diferentes: Como o calendário é diferente, eles só comemoram o novo ano no dia 23 do último mês lunar. É um dia de pedir paz, prosperidade e coisas boas aos Deuses. A queima de fogos é fundamental, pois através dela, as coisas boas são atraídas e as ruins são afastadas.

china

Na Índia, o Diwali é um festival de luzes feito em várias partes do país. Os comerciantes inclusive compram novos livros de registros e pagam todas suas dívidas, as pessoas também compram roupas e decorações novas para simbolizar a passagem para o novo.


A quebra de pratos é algo comum na Dinamarca. O costume é feito na hora que o ano novo se inicia e é feito para atrair sorte e prosperidade. Outra tradição do país é é pular de uma cadeira para o chão à meia noite pelos mesmos motivos.


Os espanhóis começam a comemorar bem cedo, logo no dia 28 de dezembro (hoje) numa celebração que segue até o dia 6 de janeiro, no dia de Reis. No momento da virada, em Madrid, é costume comer 12 uvas, uma a cada badalada do sino de Puerto Del Sol.

espanha

Na França a chegada do ano é comemorada em baixo de muita bebida e comida. Numa tradição não muito diferente da nossa, os franceses se reúnem entre amigos e família e ao soar a meia noite, se beijam e se abraçam e tomam bastante champanhe.

franca

As superstições gregas são as mais interessantes na lista: O costume por lá pe fazer um bolo e por uma moeda dentro. Diz o costume que a pessoa que pega o pedaço com a moeda terá um ano repleto de sorte.

grecia

Os Estados Unidos tem a tradição mais romântica e também uma das festas mais importantes e famosas de ano novo do mundo. O beijo à meia noite vem dos festivais romanos de Saturnalia, onde todos se beijavam na boca. Em Nova York, a descida da bola na Times Square Garden é tradição desde o século passado.


Como na Russia não se comemora o natal, a festa de ano novo é algo comemorado com grande festa. Em Moscou, as pessoas vão à Praça Vermelha e tomam vodka para se esquentar. As comemorações também acontecem no dia 13 de janeiro, para comemorar o ano novo Ortodoxo.

moscou

Nos países latino-americanos, os costumes são usar roupas íntimas coloridas para atrair coisas boas conforme a cor. O costume brasileiro de usar branco na virada, vem do Candomblé, ainda segundo as religiões afro-brasileiras são de pular 7 ondinhas e presentear Iemanjá, caso esteja na praia. No Chile, comer uma colher cheia de lentilhas é sinônimo de fartura para o ano novo, em vários aspectos. Varrer a casa é importantíssimo, varrendo sempre de dentro para fora, para limpar as energias negativas do ano anterior.

Um dos primeiros países a receber o ano novo, a Australia também tem um dos mais famosos reveillons do mundo. A festa em Sydney é tão boa que tem duas queimas de fogos, a primeira às 21 horas, que é como um "ensaio" para mais tarde. A queima da meia noite em duração média de 12 minutos. Cada ano é uma técnica diferente, e para receber 2016, foram projeções sobre a ponte de Sydney.

3._Sydney

Com uma das únicas festas de reveillon pagas no mundo, a festa em Londres, na Inglaterra traz uma queima de fogos de 10 minutos começados na London Eye. Por medida de segurança, 100 mil ingressos são vendidos por 10 euros cada meses antes e após a queima de fogos, as pessoas voltam às suas casas. Uma festa que na minha opinião é flop de mais para a terra da rainha. #SorryNotSorry.

2._Londres

É isso, qual das festas acima você gostaria de passar uma virada de ano? Deixem nos comentários.
CONTINUE LENDO

OH XMAS TREE!: Conheça alguns do melhores natais do mundo!

Nenhum comentário: | |


Na ilustração, temos Paris à esquerda, Rockfeller Center, em Nova York, no meio e à esquerda, o tradicional desfile de natal que ocorre nas noites dos parques da Disney, na Florida.

WATCH OUT, SANTA CLAUS IS COMING TO TOWN!


A celebração do natal é uma das festas mais importantes do calendário cristão, pois, segundo o mesmo, é a data que marca a celebração de Jesus Cristo. Muitas famílias em várias partes do planeta comemoram a data em vários estilos diferentes. Decorações e luzes também são costume nessa época do ano, e hoje, falaremos dos melhores lugares para celebrar a data.

- Londres (Inglaterra): A cidade está na ilustração de post. Para nossa geração, este é uma das cidades mais desejadas e aclamadas, é muito encontrar pessoas que desejam se mudar para cidade e viver suas vidas pra lá.


Para começar, achei justo citar a Oxford Street [ver Google Maps]. É uma das ruas mais famosas da cidade, cheia de lojas e boutiques, a rua é famosa pelas suas luzes que costumam ficar em exposição até o inicio de Janeiro. Outras ruas que por tradição desde o século XX são destino de turistas, no caso, Regent Street, Marylebone Street e a Bond Street.

Oxford Street

Resultado de imagem para regent street christmas lights 2016
Regent Street

Resultado de imagem para mary lebone christmas lights
Mary Lebone

Bond Street

Entretanto, não são apenas as ruas que são conhecidas por suas decorações. Atrações natalinas também ficam por conta das praças Talaguar e Convent. A abertura da temporada natalina do Leadenhall Market também é um evento marante no dia vinte de novembro, com muita música, comida e vinho.

Os eventos culturais ficam por conta de espetáculos de dança e corais. Destaque para o tradicional "The Nutcracker" ("O Quebra-nozes", em tradução livre), espetáculo de balé produzido pelo English National Ballet. A partir do dia 12, o Royal Albert Hall também recebe alguns dos principais corais ingleses para belos espetáculos.

Por ultimo que eu achei legal de se destacar, a Winter Wonderland: Um parque de diversões montado na praça Hyde. O local se transforma pra valer,


- Rovaniemi (Finlândia): Eu achei interessante este lugar porque lá o ano todo é como se fosse natal. A explicação pra isso, é que a cidade foi oficialmente nomeada como "A Terra do Papai Noel", tendo como consequência vários museus especializados em natal, além de lojas e restaurantes. Estes estabelecimentos ficam dentro da Vila do Papai Noel, que eu me atrevo a comparar com a Hogsmeade.

Na abertura da temporada natalina é marcada pelo próprio Noel discursando em praça pública e lançando as atrações de neve.

Resultado de imagem para Rovaniemi
Casa do Papai Noel

Outro fato interessante sobre a cidade , é que eles também abrem parquem temáticos. Nesse caso em especial o "Santa Park", onde no dia vinte e três de dezembro ocorre a despedida do Santa (Papai Noel) antes de rodar o mundo entregando os presentes. Há também o "Christmas Fantasy", onde você pode conhecer a lapônia acompanhado de elfos como seu guia turístico.

- Toronto (Canadá): Toronto está listado nesta lista por seu incrível cenário branco pela neve. Nesta época do ano, além de ser ótima para patinar e brincar na neve (Anna gostou disso) temos o "Santa Claus Parade", a abertura da temporada, onde desde o ínicio do seculo passado, Noel anda as ruas com destino ao St. Lawrence Market. A inauguração da árvore de natal de Toronto é um evento muito esperado, já que além de muita música, tem um show de fogos de artificios. A este evento, chamam "Calvacate Of Lights".


A famosas Cataratas do Niagara (você pode lembrar-se daquele episódio do Pica Pau, que ele desce as cachoeiras em um barril e os homens gritam "EHHH!") é iluminada pelas cores do arco-íris. Fica realmente lindíssimo! Confira:

Resultado de imagem para cataratas do niagara natal

- Rio de Janeiro: O Brasil tem ótimos lugares, e com certeza, é mais barato e acessível que a América do Norte e Europa. Começando pela tradicional inauguração da árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Resultado de imagem para lagoa rodrigo de freitas natal

Cada ano a árvore recebe uma decoração diferente e é um evento muito esperado, com direito a música e fogos de artificio. A programação natalina do Rio este ano fica por conta de vários festivais oferecidos pela prefeitura. Haverá também o Natal em Cena, que no caso são peças teatrais.

- Paris (França): Grande parte do que movimenta o turismo na França esta época do ano são as vitrines das tão luxuosas lojas de Paris, que se superam na criatividade e fazem de tudo para atrair a atenção dos clientes.

O charme natalino de Paris está na Champs-Elysées, uma avenida que se torna ainda mais encantadora neste período. As decorações em cores do natal se estendem desde o Arco do Triunfo até o Obelisco, que contam com 200 arvores iluminadas.

Natal em Paris

O mercado de Natal (na ilustração) e a Roda Gigante, na Praça Concorde são ótimos pontos de visitação na avenida.

Roda Gigante

A Place Vedome também recebe uma decoração fodástica. Eu diria que é como se a Elsa tivesse passado por lá e decorado tudo. Veja:

Natal em Paris

Natal em Paris

Endereço de lojas caríssimas como Chanel e Dior, a avenida Montaigne é outro ponto de belíssima decoração colorida.

Natal em Paris
Avenida Montaigne

As lojas de departamento também investem em decoração e fazem uma mais criativa que a outra.


vitrine7

Natal em Paris

Natal em Paris

Além destas, as decorações da Catedral de Notre-Dame, lojas natalinas e outros pontos famosos da cidade são bons lugares. Além da tradicional patinação.

- Gramado: Com um natal digno de qualquer Europa e América do Norte, a cidade de natal é um bom destino para quem deseja viajar. A temporada de natal começa logo no dia 30 de outubro, afinal, ninguém gosta de esperar pro natal.

Parte da atração começa às 21 horas, todos os dias, quando as luzes são acesas, mas claro, que em grande estilo, num emocionante show de sincronização com as músicas. No centro da cidade, A Vila de Natal na Expogramado e a Exposição de renas decoradas já são tradição e programas imperdíveis.

gramado-natal1.jpg

- Lapônia, Finlândia: Outro lugar onde também mora o Papai Noel, já que o emprego dele é de ótima remuneração e ele tem algumas centenas de propriedades espalhadas pelo mundo, aonde ele pode parar durante a entrega de presentes para fazer xixi.

Quem vai à Lapônia não se arrepende. O turista além de ter opções de dois maravilhosos parques temáticos, também pode ir à exposição de renas de verdade, além de conhecer o Papai Noel e sua oficina.

santa-claus-village3

- Munique e Berlim, Alemanha:

Germany-Munich-Marienplatz-Christmas-Evening-LT-Header

Dentre as atrações turísticas da cidade de Munique, estão uma árvore de 30 metros de altura. Um parque temático também faz a alegria dos visitantes, além disso, os mercadinhos lucram com a venda de itns de decoração e venda de lembrancinhas. A culinária fica por conta das comidas e bebidas artesanais distribuídas pelos vendedores.

t_Munich_Xmass_17
Munich-Christmas-Markets-com

Já Berlim, é importante por ser cheia de mercados. São mais de 60 mercados natalinos que vendem além de decorações e presentes, itens comum na ceia alemã, como salsicha, amêndoas, pão de gengibre e o glühwein, um vinho quente com cravo e canela.

christmas-market-of-gendarmenmarkt_572150
Um mercado natalino, em Berlim

- Terra Santa, Israel: Nenhum destino melhor que onde segundo a fé cristã, tudo teve início. Por lá, um presépio esculpido de madeira e vindo da Itália, recria o nascimento de Jesus. Em Nazaré, a jornada turística começa, no lugar onde a virgem recebeu a notícia da gravidez. Em Belém (Cisjordânia), é realizada na Basílica da Natalidade a Missa do Galo no dia 25 e na mesma igreja, uma enorme estrela indica o exato lugar do qual Jesus teria nascido. Além disso, lojinhas e restaurantes complementam a atração turística.

israel-natal.jpg

- Boston, Estados Unidos: Sabem aquela música "White Christmas"? Ela provavelmente foi escrita por alguém inspirado pelo lugar. A neve é a maior responsável pelo natal por lá ser assim tão mágico.

christmas-in-boston-tad2gewh

Além disso, as tradicionais árvores de natal dão cor a tudo. Pistas de patinação fazem a diversão de quem passa o natal em Boston.

- Nova York, Estados Unidos: A famosa atração das vitrines decoradas com certeza é um dos motivos de que NY seja tão especial. As lojas se prepararam quase o ano todo para isso, chega a rolar uma competição saudável entre os comerciantes. Provavelmente ninguém chama tanta atenção quando a Macy's, uma loja de departamento bem famosa que dedica um andar inteirinho para essa época, o Santaland, onde você pode tirar foto com ele - claro que pagando um precinho. Você pode ver a foto da loja na ilustração de post, dentro do círculo.
Falar de natal em NY sem citar o Rockfeller Center é um pecado. Para quem não sabe, Rockfeller Center é um complexo de prédios e edifícios na Quinta Avenida. Durante esta época do ano é ainda mais encantador pela incrível decoração e pela tão famosa pista de patinação - onde muitos casais vão ter momentos fofos. À noite, você tem a companhia dos "Rocketes" (companhia de dança fundada em 1925. Se apresentam tradicionalmente neste espetáculo desde 1932) no espetáculo "Christmas Spetacular Anual", no Radio City Music Hall.
Mas não é apenas o Rockfeller Center a ter uma pista de patinação não. Atrás da biblioteca pública da cidade há outra pista. Ao redor, várias barraquinhas pra você comprar artesanatos. Ali perto, há também o Museu Metropolitano de Artes monta um presépio barroco em volta da árvore no hall de esculturas medievais.
Museu Metropolitano.
Para os turistas, a cidade oferece um tour feito num ônibus, onde o mesmo roda por todos os principais "pontos iluminados" (no caso o Rockfeller Center e as vitrines decoradas na 5th Avenue). É com certeza uma experiência maravilhosa, já que pessoas do mundo inteiro te fazem companhia.
O melhor desta atração, é a possibilidade de patinar na pista do Rockfeller Center. Eu acredito que seja como um pacote a comprar ou coisa parecida. Há também a possibilidade de você se aquecer no Chalé VIP com deliciosos biscoitos e chocolate quente, que eventualmente você pode escolher café no lugar. Os visitantes tem noventa minutos para fazer este programa (se estiverem na excursão).
Há também "Christmas Light Tour", que também é uma excursão, mas ela te leva pra ver as casas em Manhattam e no Brooklyn - este ultimo foi eleito Melhor Bairro Decorado, em 2012. A excursão pode levar até três horas e meia.
Voltando a falar mais uma vez nos Rockfeller's. O "Rockefeller Center Christmas Tree-Lightning Ceremony" é o evento natalino mais esperado e lotado. Para quem não sabe inglês direito, a tradução ao pé da letra é "Cerimonia de Iluminação da Árvore de Natal do Rockfeller Center", e como o nome já diz, é quando a árvore deles é acesa com mais de três mil lâmpadas led. Alguns artistas se apresentam na cerimonia e a mesma é assistida ao vivo em milhares de televisores em lares americanos.
Para comprar os presentes de natal, as feirinhas natalinas são uma boa pedida. São basicamente duas: Uma no Bryant Park - a maior com alguns cafés e patinação. E a feira do Union Square - que é a menor, funcionando entre 19 e 25 de dezembro vendendo principalmente decorações natalinas.
Durante o dia de natal, é perfeito para andar no Central Park e ir dar uma patinada. Pela tarde, algumas lojinhas estão abertas, experimente comprar alguma besteirinha. Muitos moradores na cidade também aproveitam para jantar fora, por isso, os restaurantes costumam estar lotados e com reservas esgotadas
- Disney World, Florida: As preparações para as atividades de natal começam em Novembro. Desde 2013, a abertura acontece com um espetacular show com os personagens de Frozen, onde Elsa "congela" o castelo da Cinderela. Isso já é tradição.
Segundo a própria Disney, são mais 13000 arvores de natal espalhadas por todo complexo, 150 caminhões cheios de decorações para os resorts, parques e outros lugares, 274 mil metros de fitas espalhadas pelo parque, 8 milhões de luzes, 800 artistas e 200 corais se apresentando por noite. Além do mais, são duas árvores, uma com 7 metros de largura no Magic Kigdom e outra com 21 metros de altura em um dos resorts com 35 mil luzes em cada uma, e ainda assim estas estatísticas não estão completas.

Seguindo um cronograma especial a cada ano, ocorre a Very Mery Mickey's Christmas Party, é um evento a parte, o que significa que você deverá pagar uma taxa de aproximadamente 62 dólares, que eventualmente podem chegar à 89 dólares dependendo da idade e do dia. A festa ocorre das 7 da noite até meia noite.


A entrada para o VMMCP acontece a partir das 4 da tarde, pra falar a verdade é até aconselhável que se entre com essas 3 horinhas de antecedência para que se possa aproveitar os brinquedos e brincar o pouco antes de festejar com o Mickey, com certeza vale a pena chegar três horas antes e gastar esse dinheiro.

Nos dias que ocorrem as festas, o parque fecha cedo, porque só podem permanecer aqueles que compraram o ingresso para festa. O parque tem muita gente que continua a sair conforme acaba de visitar por dia, por isso, há pulseirinha de identificação para melhor controlar aqueles que compraram o ingresso.

Mais ou menos às 9 da noite, outro espetáculo começa: Celebrate the Magic e Holiday Wishes, que são respectivamente a apresentação de vários personagens e a queima de fogos. São muitos fogos que queimam quase diariamente.

O melhor ainda são  alguns pontos dentro do parque que eles te dão biscoitos e chocolate quente. O preço está incluído no ingresso.

Há também as paradas, que tem diversos personagens vestidos com roupas de natal e coisas parecidas. É um evento lindíssimo, o melhor ainda é que o escuro da noite destacam as luzes espalhadas por todo lugar. Essas ocorrem duas vezes por noite, a segunda edição é perfeita para quem não gosta de plateias enormes.


Mais próximo do natal ainda tem o Christmas Day Parade, que acontece anualmente com diversos artistas cantando músicas de natal. O evento é transmitido pelo canal Disney. Aqui no Brasil também será transmitido pelo Disney Channel.

Qual desses lugares você mais gostaria de passar o natal? Há algum lugar que você já passou o natal e gostou? Qual? Comentem!
CONTINUE LENDO

TUTORIAL: Faça seu blog entrar no clima de natal!

2 comentários: | |

Hello form the other side...

O post de hoje é algo super divertido e bonitinho. Como vocês perceberam, o blog tá todo no clima de natal, afinal, além de ser a melhor parte do ano, é também época de fazer as coisas mais bonitas do que elas geralmente são. Para vocês que amam o natal tanto quanto eu, hoje trago um tutorial recheado com códigos que enfeitarão seu blog e farão dele ainda mais perfeito.

TODOS os códigos aplicam-se da mesma maneira, por isso, para adicioná-los ao blog, vá em Layout > no espaço da Sidebar, clique em "Adicionar um Gadget" > Procure por "HTML/Java Script" e cole o código desejado.

Neve caindo:

Este está aplicado aqui no AI. Como vocês perceberam, ele faz seu blog nevar e o melhor é que a neve acompanha a posição do cursor.
<script src="http://static.tumblr.com/8l2gpxb/lcllulgcn/snowstorm.js"> </script>


Enfeites caindo:

Ao invés de neve caindo, este fará com que vários enfeites fiquem caindo em seu blog.
<script src="http://www.blog-switch.com/widgets/83671/6713259982.js" type="text/javascript" charset="UTF-8"> </script>


Árvores caindo:

Nem neve, nem enfeites. Este vai fazer uma tempestade de árvores de natal.
<script src="http://www.blog-switch.com/widgets/83740/7960803804.js" type="text/javascript" charset="UTF-8"> </script>


Snowflakes Explosion:

Porque só fogos de artifício é muito pouco...
<script type="text/javascript" language="javascript" charset="euc-jp" src="http://www.hapinemu.net/fobp/bp037/bp037.js"> </script>


Explosão de Enfeites:

Para quando os DIY's não dão certo.
<script type="text/javascript" src="http://blogparts.giffy.me/0001/parts.js"> </script>


Rastro de estrelas saindo do cursor:

Este apenas faz estrelas sair do cursor, não alteram a aparência dele. Cole este código no footer do blog, pois ele traz um interruptor para ligar e desligar o efeito, colar na sidebar pode alterar a aparência do seu blog.
<script type="text/javascript" src="http://blogparts.giffy.me/0034/parts.js"> </script>


Rastro de estrelas douradas:

A mesma observação do anterior vale para este código.
<script src="http://www.cursor-switch.com/widgets/12280/4969916206.js" type="text/javascript" charset="UTF-8"> </script>


Enfeites no cursor:

E para este continua a mesma coisa. Nada de sidebar para ele.
<script src="http://www.cursor-switch.com/widgets/50/4820917601.js" type="text/javascript" charset="UTF-8"> </script>


Árvore no cursor:

Só para encerrar o grupo de quem recomenda-se ficar no footer.
<script src="http://www.cursor-switch.com/widgets/12686/8028560410.js" type="text/javascript" charset="UTF-8"></script>


Papai Noel no balão:

Papai Noel nem sempre sai de trenó, ele também tem um balão!
<script type="text/javascript" src="http://blogparts.giffy.me/0003/parts.js"> </script>


Papai Noel voando no trenó:

Este código está aplicado aqui.
<script type="text/javascript" src="http://blogparts.giffy.me/0017/parts.js"> </script>

Os próximos códigos são ótimos para colocar no status ou na mensagem de bem-vindo.
Relógio de Contagem Regressiva:

Só para quem não pode esperar para o natal!

<script type="text/javascript" language="javascript" charset="euc-jp" src="http://www.hapinemu.net/fobp/bp034/bp034.js"></script>


Guirlanda de Natal:

Não é um relógio, mas pisca!

<script type="text/javascript" language="javascript" charset="euc-jp" src="http://www.hapinemu.net/fobp/bp017/bp017.js"></script>


Relógio de Natal:

Só mesmo para acompanhar as horas.


<script type="text/javascript" language="javascript" charset="euc-jp" src="http://www.hapinemu.net/fobp/bp016/bp016.js"></script>


Relógio de Boneco de Neve animado:

Acho que a Elsa também o fez.

<script type="text/javascript" language="javascript" charset="euc-jp" src="http://www.hapinemu.net/fobp/bp022/bp022.js"></script>


Relógio de Boneco de Neve:
Esta é a versão mais simples.

<script type="text/javascript" src="http://blogparts.giffy.me/0032/parts.js"></script>

Por último, mas não menos importante, personalize o cursor do seu mouse trocando a tradicional setinha pelas mais diversas coisas do seu fandom, mensagem ou coisas de datas especiais. Visite 1D Cursors, escolha o cursor que mais te agrada e cole num gadget Java Script.

O que você achou deste tutorial? Como você entra no espírito de natal? Comente! 
CONTINUE LENDO

HAPPY (late) THANKSGIVING: Entenda o significado da data

Nenhum comentário: | |

Olá todas as pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo!

Eu sei que eu sumi um pouco essa semana e a explicação para isso está na C-Box! Vamos ao que realmente interessa agora: Post novo. Hoje, Black Friday, é o dia onde as pessoas compram coisas até que seus cartões estourem o limite e ontem foi o tão esperado, amado e importante dia de Ação de Graças. Hoje, vamos entender um pouco mais sobre esse feriado assim tão importante nos Estados Unidos - e Canadá, em épocas diferentes, mas eu não explorar o feriado canadense nesse post.

Celebrado na última quinta feira do mês de Novembro, o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos é principalmente um dia de orar e agradecer a Deus por todas as bençãos e coisas boas que aconteceram no ano. A primeira comemoração desta data ocorreu aproximadamente no ano de 1621, tendo inicio um ano antes, em Plymouth, Massachusetts, após os colonizadores europeus chegarem àquelas terras, estabelecendo moradia por lá.

Entretanto, eles enfrentaram um rigoroso inverno, e muitas pessoas que vieram nos navios acabaram morrendo de frio e doenças contagiosas. Ao chegar a primavera, os Europeus fizeram amizade com os nativos, uma tribo chamada Abenaki e dias mais tarde, a tribo de Pawtuxet. Ambas as tribos ensinaram os Pilgrims (como eram chamados os Europeus) a plantar, cultivar, pescar, extrair líquidos de árvores, além de caçar perus selvagens. Os Pilgrims foram capazes de progredir, e para comemorar, fizeram uma festa que durou três dias e foi na verdade uma forma de agradecer aos nativos por toda a ajuda.

Este dia passou a ser oficialmente feriado em 1863, na presidência de Abraham Lincol. Em 1939, com a presidência de Franklin Roosevelt, esse feriado deveria acontecer na terceira semana de novembro ao invés da quarta, como uma maneira de ajudar o comércio a se preparar para o natal, fazendo propagandas e coisas relacionadas. Mas o congresso instituiu que o feriado é na quarta semana do mês e é nacional.

Enquanto para alguns, Ação de Graças é um dia maravilhoso, pra outros significa luto. Porque logo após esse período de prosperidade, a história é marcada pelos conflitos entre europeus e nativos americanos.

De qualquer maneira, o feriado tem um espírito de gratidão muito grande, é quando as famílias se reúnem e curtem uns aos outros, agradecem uns pelos outros, é simplesmente um feriado mágico, e eu acredito que o Brasil precise disso também, sobretudo em um período tão nebuloso. Olhar para coisas boas fariam as coisas melhores, mesmo que por uma noite.

Não podemos também esquecer a pergunta principal que move essa data: A que você é grato? Deixe sua resposta nos comments, vou adorar saber! Thanks and Happy late Thanksgivin'!
CONTINUE LENDO

REVIEW: American Horror Story - Roanoke

Um comentário: | |

SPOILER ALERT!

Olá, povo!

Hoje é dia de review/crítica. Nossa vítima de hoje é a sexta temporada de uma das minhas séries favoritas (não que eu tenha muitas, na verdade eu nem tenho tanto tempo para elas), American Horror Story.

A história por trás desta temporada é da Colônia Perdida de Roanoke, que regride muito no tempo até os tempos das Grandes Navegações e descobrimento das Américas. Reza a lenda - da qual boa parte é verdade - que na ilha de Roanoke, atual Carolina do Norte, foi colonizada por um grupo de ingleses liderados por John White, entretanto, era difícil de viver numa terra ainda tão primitiva e cheia de animais desconhecidos, então devido essas dificuldades, John retornou à Inglaterra para buscar suprimentos e entregar pessoalmente à rainha uma carta contando como era o novo mundo. Mas, ao voltar, como a Inglaterra estava em guerra com a Espanha, ele foi impedido de regressar. Passado-se 3 anos, quando finalmente conseguiu um barco, deu de cara com um lugar caindo aos pedaços e sofrendo a ação do tempo. Nenhuma pista foi deixada para trás, exceto a palavra "Croatoan", riscada no caule de uma árvore.

Como antes de viajar à Inglaterra, John combinara com sua tribo que se caso algo acontecesse e eles precisassem se mudar, que deixassem uma pista do local em algum local para que ele pudesse encontrá-los depois, essa podia ser a tal pista, já que tinha outra colonia chamada Croatoan. Ao ir até essa colônia, nada de pistas também.

Muitas teorias do por que desse desaparecimento começaram a surgir. De primeiro, as profecias bíblicas do arrebatamento foram aceitas. Outras chegam a dizer que ninguém desapareceu, só se dissolveram em tribos nativas amigáveis. Os extraterrestres também não ficam de fora. Entretanto, uma mais macabra que todas diz que um demônio dos quais os indígenas temiam muito e até chegavam a fazer sacrifícios humanos em troca de paz teria sumido com todos. Posteriormente, descobriu-se que de fato na cultura indiana existe esse demônio, também chamado Croatoan, reforçado pelo que estava escrito na árvore. Mas nada de fato nunca foi descoberto e talvez nem seja.

Histórias a parte, a série não vai assim tão longe no tempo. Para esta temporada, o modelo que vinha sido seguido nas 5 temporadas anteriores foi quebrado, está é como um reality show do Investigação Discovery rodando dentro de uma ficção. Os sobreviventes da casa de Roanoke contam suas histórias enquanto atores simulam o acontecido. Na segunda etapa, roda em torno da segunda temporada desse reality, onde não apenas os verdadeiros sobreviventes, mas como também os atores voltam à casa durante o período da Lua Sangrenta (o mais perigoso, o motivo você saberá quando assistir).

Esta temporada, em minha opinião não deixou muito a desejar em termos de efeitos especiais, mortes ou atuação, de fato não. A mudança no modelo da série, apesar de surpreendente também não foi algo que seja digno de reclamação, na verdade foi criativo.

A atuação dos atores foi impecável do jeito que vem sido desde a segunda temporada - sejamos justos que a primeira é monótona. Um pontinho especial às deusas Lily Rabe e Sarah Paulson, da qual eu não fazia ideia de que podia falar inglês com sotaque britânico como uma autêntica inglesa. Outro também à Kathy Bates, mais que perfeita no papel da " The Butcher" (A Açogueira).

Em relação às participações especiais, foram boas, com exceção de Lady Gaga, que brilhou bem mais em "Hotel", no papel da "The Countess". Mas Gaga é Gaga, não dá para se passar despercebida.

De maneira geral, a sexta temporada foi boa por todo o jeito "inovador" que apresentou. A história da qual a ficção se baseia também torna tudo mais interessante de se assistir, mas o meu único pedido que eu tenho a fazer para Ryan Murphy é que pelo amor dos gays traga Jessica Lange de volta. No mais, é apenas isso.

Você assistiu essa temporada? O que achou? Qual foi sua temporada favorita até agora? Deixe nos comentários!
CONTINUE LENDO

ASSUNTO QUALQUER: Vegano ou Vegetariano? Eis a questão.

Nenhum comentário: | |

Olá, internet!

Hoje tem segmento novo do blog: Assunto Qualquer, onde eu vou falar sobre qualquer coisa, sem necessariamente ser sobre politica ou algo realmente inteligente, são mais posts sobre temas que acontecem ou são um grande dilema para humanidade.

Neste primeiro Assunto Qualquer, vamos abordar o veganismo/vegetarianismo. Atualmente, viver bem é cada vez mais importante para as pessoas. A consciência de que comer coisas saudáveis e praticar exercícios físicos nunca foi mais buscado pelas pessoas.

Mas para entender o assunto, é primeiro necessário saber a diferença entre o vegetarianismo e o veganismo, e acreditem, essas diferenças existem. O vegetarianismo é adotado a partir de fatores como vontade própria e religião. A escolha de ser vegano, por sua vez, passa a ter cunho moral, uma vez que é adotado pela defesa dos animais, consumindo exclusivamente alimentos de origem vegetal, excluindo até mesmo ovo e leite (por serem de procedência animal). 

Entretanto, ser vegan ultrapassa as barreiras da alimentação e assume também responsabilidade ambiental e social. É de costume deles boicotar empresas que testem seu produtos em animais por não comprar nada dessa corporação. O que nos dá uma grande lição que ja deveria ter virado costume entre todos.

Ser vegano, essencialmente, é defender os direitos dos animais a partir da filosofia de que eles não são obrigados a sacrifício algum por nós, o que em parte faz sentido. Mas, obvamente o que ambos tem em comum é o consumo de vegetais.

Ao meu ponto de vista, o são estilos de vida válido e merecem respeito como qualquer outro, mas adotar a regra de não comer nem mesmo algo de procedência animal (por exemplo o ovo) é um tanto radical, já que eles nos fornecem nutrientes importantes como cálcio (como é o caso do leite). Por isso, se pessoalmente eu tivesse que escolher, eu escolheria ser vegetariano, por ser menos extremo e igualmente saudável.
CONTINUE LENDO
© POP-UP! Sua Overdose em cultura pop. - 2021. Todos os direitos reservados.
Design e criação por: João Destiny.