A sua overdose de cultura pop!

RESENHA: Feud: Bette & Joan

| |

Esta postagem pode conter spoiler.

Advinha quem voltou para fazer mais uma resenha? Um alô especial ao povo que assim como eu, adora um bom tema vintage, porque vamos falar da série 'Feud: Bette & Joan', exibida pelo FX, que nos conta mais sobre a rivalidade entre duas das maiores estrelas da antiga Hollywood: Bette Davis e Joan Crawford; Interpretadas por Susan Saradon e Jessica Lange, respectivamente.

Escrita por Ryan Murphy (também autor das bem-sucedidas séries "American Horror Story", "Glee" e "Scream Queens"), a ambientação da trama são os anos 60, durante a gravação do longa "Whatever Happened To Baby Jane?" - "O que terá acontecido a Baby Jane?", em português, extendendo-se até pouco depois a morte de Joan Crawford. A série viaja dentro da competição e da inimizade que as atrizes tinham entre si e mostra, ainda, um pouco mais de suas vidas pessoais, destacando a relação complicada delas com suas filhas.

A história foi muito bem contada, de maneira que nada tem a se reclamar de como foi produzido. O telespectador é sugado para outra época de modo que é divertido assistir. A série é relativamente curta; São oito episódios de 45 minutos aproximadamente, o que me deixou com aquele gostinho que quero mais - algo positivo.

Em relação à atuação, Susan Saradon foi capaz de honrar a maravilhosa atriz que Bette Davis era, entregando o personagem de forma perfeita. Por outro lado, Jessica Lange, por algum motivo, me faz pensar que este personagem é um reflexo dos personagens de American Horror Story, mas mesmo assim, ela faz funcionar tão bem, de modo a ser capaz de levar emoção como ninguém. Como em uma das últimas cenas de Joan antes de morrer, onde ela se vê jovem outra vez numa mesa jogando e conversando com seus velhos amigos, inclusive Bette, com quem faz as pazes e inicia uma amizade, mas então percebe que tudo não passou de uma fantasia.

Uma indicação e uma possível vitória no Globo de Ouro de Feud, seria uma maneira não apenas de reconhecer o trabalho de duas atrizes magníficas, mas como também de reafirmar o legado deixado por aquelas duas grandes atrizes.

Entretanto, a rivalidade não é a única coisa a ser abordada pela série, em fato, somos apresentados a uma realidade cruel: As mulheres da industria são jogadas uma contra as outras e tem prazo de validade. Esse ponto fica claramente exposto na abertura da série, onde a silhueta de Davis e Crawford aparecem como bonecos de ventríloquo sendo controlados por um chefão - uma figura obviamente masculina - que as manipulam de modo que elas briguem. O segundo fato é evidenciado quando as personagens demonstram grande preocupação em continuar trabalhando e continuarem sendo chamadas para fazer filmes, recebendo alguns nãos e papéis inferiores ao seu nível para continuar sobrevivendo.

É ainda posto em perspectiva o relacionamento conturbado e conflituoso que uma estrela de Hollywood pode ter com seus filhos. B. D. Hyman, filha de Bette Davis, escreveu um livro sobre a mãe enquanto a mesma era viva contando sobre a relação. Livro este que foi severamente criticado devido às condições de saúde da estrela e que levou ao afastamento definitivo de mãe e filha. "Mommy Dearest" foi o livro de Christina Crawford escrito sobre Joan, a obra ganhou um filme e é relevante à memoria de Crawford, ainda que ele também tenha sido criticado por amigos e por suas irmãs.

Afastando-se das protagonistas, outro ponto interessante da série é a narração da homossexualidade nos anos 60, tratada no personagem de Victor Buono, interpretado por Dominic Burgess, que virou um grande amigo de Bette após 'Baby Jane'.

"Feud" é uma série fantástica que revive todo o glamour da velha Hollywood, levando quem assiste a querer saber mais sobre aqueles tempos e se encantar com as estrelas que brilhavam em outras épocas, nunca deixando que elas se apaguem. Agora é só aguardar pela segunda temporada, que deverá tratar sobre o relacionamento do Principe Charles com a Princesa Diana.


Deixem nos comentários o que vocês gostariam de ver no blog. Vocês já assistiram essa série ou pretendem assistir? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© POP-UP! Sua Overdose em cultura pop. - 2021. Todos os direitos reservados.
Design e criação por: João Destiny.