Rainha da música soul, uma das melhores vozes de todos os tempos, pioneira, você decide quais destes títulos associar ao nome de Aretha Franklin. Usar todos de uma vez também é aceitável, já que esta cantora de voz de ouro é isto e muito mais.
Poucos artistas podem se orgulhar de ter produzido trabalhos imortais, além de inspirar várias gerações de novos cantores. Aretha com certeza é uma destas artistas, desde que dentre alguns de seus feitos, estão 18 Grammy's, 112 singles nas paradas de sucesso - mais que qualquer outra artista feminina, 42 álbuns que somam mais de 75 milhões de cópias vendidas mundialmente, além de ser eleita pela revista Rolling Stones como a melhor cantora feminina de todos os tempos.
Aretha começou a cantar desde muito pequena na igreja na qual seu pai era ministro. Nos anos 60, com 18 anos, mudou-se para Nova York, aonde assinou um contrato com a gravadora Columbia, aonde gravou alguns de seus maiores sucessos: (You Make Me Feel Like) A Natural Woman, Think, Spanish Harlem e Respect, que se tornou seu maior sucesso, sendo o hino da revolução feminina dos anos sessenta. Ao fim da década, ela recebeu oficalmente o título de rainha do soul.
Entretanto, nem tudo na vida de Franklin foi um mar de rosas, como várias de suas músicas são. Aos cinco anos, foi abandonada pela mãe, sendo criada pelo pai, várias namoradas dele e sua avó. Encontrou seu refúgio na música e nos homens, tendo, aos quinze anos, dado luz a duas crianças de pais desconhecidos, quando embarcou para Nova York. Aretha prefere esconder o passado sombrio, pois segundo ela mesma, é uma forma de esconder suas dores.
Em 1969, se divorciou do marido, Ted White, com quem viveu tal como na sua própria música, Chain Of Fools, que narra um relacionamento abusivo. No mesmo ano, seguido do divorcio, Aretha também parou de beber e focou no seu trabalho, tendo continuado a produzir músicas pelas duas décadas que se seguiram.
Em 2005, foi premiada com a Medalha Presidencial de Liberdade (Presidential Medal of Freedom) das mãos do então presidente George Bush. Este é a maior honraria que um cidadão americano pode receber. Antes disso, ganhou um Grammy Legend Award em 1997, um prêmio Lifetime Achievement, também do Grammy e uma medalha nacional das artes (National Medal of Arts).
Em 2014, lançou seu mais recente álbum, Aretha Franklin signs the Great Diva's Classics, no qual regrava sucessos de outras grande divas, como Whitney Houston e Adele, cujo cover de "Rolling In The Deep" debutou em posição #42 na Billboard e permanece como a principal faixa do álbum.
Esta semana, foi divulgada pela assessoria da cantora que ela está gravemente doente devido a um câncer diagnosticado em 2010. No mesmo comunicado, eles pedem orações para Franklin. No Twitter, vários artistas e fãs manifestaram-se na torcida pela melhora do quadro dela. Esta postagem é uma homenagem minha àquela a quem admiro muito e torço pela recuperação.
Se vocês não conhecem Aretha Franklin ainda, não espere muito até ouvir pelo menos seus maiores sucessos, pois artistas como estes acontecem uma vez em muito tempo!
Não deixem de deixar nos comentários se vocês já conheciam Aretha Franklin. Qual sua música favorita dela? Como a conheceu? Comente! Até mais, xoxo :)
Há poucos instantes foi divulgada a notícia da morte deste grande icone, apenas dois dias após esta postagem. Que descanse em paz, Aretha! Aqui na terra sua voz fará muita falta, mas jamais será esquecida. #RIPArethaFranklin
amo a Aretha!!! dona de uma das vozes mais lindas que já ouvi
ResponderExcluirAmém, Aretha!<3
ExcluirHá poucos instantes foi divulgada a notícia da morte deste grande icone, apenas dois dias após esta postagem. Que descanse em paz, Aretha! Aqui na terra sua voz fará muita falta, mas jamais será esquecida. #RIPArethaFranklin
ResponderExcluir