A sua overdose de cultura pop!

MÚSICA: As vitrolas da Crosley e Raveo são tão ruim assim?

Nenhum comentário: | |

Saudações, seres musicais de todo planeta!

É provavelmente a frase mais repetida entre os colecionadores de vinil "afaste-se da Crosley ou da Raveo" para as pessoas que estão descobrindo o quão maravilhoso é este jeito de curtir música. Na posição de uma destas pessoas, eu mesmo ouvi tal frase repetidas vezes, ao ponto de questionar se minha mente foi lavada. Anyways, hoje eu vos trago minha opinião no assunto. Será que os modelos em maletinha da Crosley e da Raveo são tão ruim quanto algumas pessoas querem fazer parecer?

Antes de tudo, eu quero dizer que tudo o que eu estou expressando nos próximos parágrafos reflete a conclusão que eu cheguei após muito assistir sobre o assunto com pessoas com mais experiência na coleção de vinil.

Por influência da minha mãe, eu sou muito familiarizado com os discos de vinil desde que eu era criança. Ela mesmo colecionou alguns ótimos álbuns durante os anos 80/90 e acabou me dando esta herança musical, mas por um tempo, eles ficaram um pouco esquecidos aqui em casa, até que ano passado eu decidi que eu queria voltar a apreciá-los. Foi quando eu me re-introduzi neste mundo e dei o passo para uma coleção que fosse necessariamente minha.

Acontece que ter os discos de vinil sem ter o toca-discos é como ter uma sela sem ter o cavalo, então eu descobri as vitrolas em forma de maletinha das marcas Crosley e Raveo. Elas configuram a principal porta de entrada para os jovens que estão descobrindo os discos de vinil pela primeira vez. Se você for no YouTube agora mesmo, você encontrará uma porção de reviews nos modelos.

Eu mesmo cogitei comprar uma delas. Não apenas elas são vendidas a um preço muito bom, mas elas são perfeitas para tocar os discos, ou será que são? Era o que eu pensava até descobrir os colecionadores mais velhos que levam as coisas bem a sério. Os principais argumentos que eles dão para convencer os novos colecionadores a não comprar tais modelos são que eles têm zero qualidade tanto de som, quando de material. Mas definitivamente a acusação mais grave é que estes aparelhos destruirão seus discos.

Que as maletas não têm qualidade de som, é indiscutível. Ela pode entregar um som alto o suficiente para uso doméstico, mas de fato não é a melhor coisa para conseguir um super som. Nada que não seja resolvido ao conectá-la a um aparelho de som ou caixas de som maiores. Também não há discussão sobre o material. É todo de plástico justamente porque é para ser acessível, barato.

Mas e quanto a ser vinyl killer, será que isto procede? Esta foi a pergunta que me fez escrever o presente artigo. Eu não acho que as vitrolas da Crosley e Raveo vão destruir seu disco e cá vão as razões pelas quais eu não concordo com isto: Ela é feita justamente para reproduzir discos de vinil, então porque elas iriam destruí-los?

Entre os anos 70 e 90 eram produzidos aqueles modelos 3 em 1, com vinil, cassette e rádio - e mais tarde CD. Aqui em casa nós usávamos um aparelho deste tipo da Philips e não há sombra de dúvidas que estes toca discos são praticamente os mesmos. Não há ajuste de peso, ao invés, estes fatores técnicos vêm determinados de fábrica de acordo com os padrões.

Outro motivo que usam ao dizer que a Crosley é assassina de vinil é porque aplica peso de mais sobre os. Muita gente insiste em dizer que a pressão não deve passar de 3,5. Entretanto, a agulha deve aplicar entre 3 e 7 gramas no disco, como inclusive foi especificado por algumas gravadoras e fabricantes. Estes novos aparelhos costumam aplicar 5 gramas de peso, não sendo nada alarmante. Recomendo que vocês assistam a um vídeo do VWestlife no assunto, pois ele faz todos os testes e fornece essas especificidades citadas anteriormente.

Eu não sei porque do ódio gratuito contra estes modelos de vitrola produzidos por estas marcas, mas eu sei que ele é injusto e infundado. O fato é que os jovens que redescobriram a música por meio do vinil, começam com equipamentos como estes. Além disto, nem todos têm o espaço (ou o dinheiro) necessário para ter setups grandes. Portanto, a Crosley desempenha um papel fundamental e importante na volta do vinil.
CONTINUE LENDO

STORYTIME/MÚSICA: É 2019, hora de comprar minhas primeiras fitas cassette

Nenhum comentário: | |

Comprar a primeira fita cassette é um passo muito importante na vida de uma pessoa!

Ao longo destes quase três anos em que o blog está no ar vocês vêm acompanhando a minha jornada musical neste ato de colecionar música física que parece ultrapassado de mais para o século XXI. Até o ano passado, a minha coleção consistia basicamente de CD's e DVD's, mas eu decidi que era hora de voltar às minhas raízes e expandir minha coleção para os bons e velhos formatos "analógicos".


Para fazer a volta triunfal aos formatos analógica, nada melhor que (re)começar pelo meu favorito quando criança: Os discos de vinil, mas esta é outra jornada e podem ter a certeza que ela terá seu post exclusivo. Hoje, eu vim contá-los como foi esta saga para conseguir minhas primeiras fitas cassettes.

Para quem não sabe, hoje em dia, a volta das fitas e do vinil veio mais forte que nunca e se posiciona fortemente na concorrência com o CD e com o streaming digital de música. Conforme os dados, atualmente, nos Estados Unidos e Inglaterra, vendem-se tantos K7's quanto se vendiam em 1987 - ano em que foi registrado o maior número de vendas desde o início do formato. Este aumento nas vendas das fitas devem-se principalmente a duas coisas: Música indie e trilhas sonoras de filmes.

Existe um cenário de música underground, observada principalmente nos países supracitados, que fazem a maioria, se não todos os seus lançamentos em fita K7. Segundo eles, elas têm uma coisa mágica que é suprimida no CD e que seria muito caro para colocá-la no vinil. As trilhas sonoras de filmes como Bohemian Rhapsody também são grandes responsáveis para relançar este jeito de escutar música no gosto popular. Mas outras trilhas também estão disponíveis em cassette, como Com Amor, Simon, que diga-se de passagem que fita é vermelha e muito bonitinha.

As lojas mais populares para comprar novos lançamentos são Urban Outifitters e Amazon, mas para comprar títulos antigos, por um dólar, os americanos contam com a Good Will.

Related imageImage result for bohemian rhapsody cassette

Por acompanhar alguns canais no YouTube de outros colecionadores de música que têm álbuns em cassette, a minha vontade de tê-las também nasceu. Entretanto, eu decidi entrar nisto sabendo que conseguir álbuns originais seria dificil, pois os sebos geralmente só vendem vinil, e caro, afinal, as pessoas adoram pedir preços surreais na internet e o frete não colabora. Então eu decidi que mixtapes seriam uma boa para começar.

O plano era bem simples: Eu iria comprar fitas em branco, um toca-fitas tipo walkman que eu vi à venda no AliExpress e iria fazer as mixtapes no aparelho de som da cozinha da minha casa, que por acaso, é um sistem 3 em 1. Na maior animação, eu comprei as fitas por 3 reais cada no Centro e o tal walkman, fui pra casa para tentar fazer a primeira gravação e a primeira adversidade: Tanto tempo parado, acabou que uma das peças enferrujou e a fita não pode rodar. A primeira decepção.


Erroneamente, eu decidi investir em um rádio gravador também do AliExpress. Acreditem em mim, por mais que o AliE seja uma loja incrível pros mais diversos tipos de coisa, esta com certeza não é uma delas. Foi então que eu comprei um gravador portátil com FM/AM, suporte USB e deck de cassette. Um amor no visual, a coisa mais fofa que eu já vi, mas pensem numa qualidade LIXO. Mas ao mesmo tempo, o que eu estava esperando? Tecnologia Dolby de redução de ruídos? Acorda, Alice!


Mas esta história não está marcada apenas por tragédias que poderiam ser evitadas, mas eu fui muito trouxa para fazê-lo. Existiram pontos altos! Sendo o primeiro deles, os meus primeiros álbuns em K7 originais, comprados algumas semanas antes do rádio chegar num sebo aqui do centro. Aliás, eu devo abrir um parenteses e dizer que o centro de Manaus tem os melhores sebos de todos, especialmente os da Praça da Polícia. Então, #ficaadica se você for daqui.

Eu não conhecia nenhum dos artistas dos quais eu comprei os álbuns, mas eu não hesitei nenhum pouco em levá-los pelos seguintes fatores: era o exato formato que eu queria, seria uma oportunidade de descobrir nova música, o moço só tinha essas quatro fitas lá e ele fez uma promoção ótima: 4 por vinte (e o preço individual de cada uma era 8 reais).


Estas fitas têm músicas incríveis e eu acredito que elas tenham sido todas do mesmo dono, porque não apenas elas coincidentemente são da mesma gravadora, mas elas também tem uma marca no acrílico no mesmo lugar, esse buraquinho que parece ter sido feito por uma daquelas coisas de soldar ferro.

A fita à esquerda, O Corpo Se Expressa e Dança é, na verdade, parte do material de um curso de balé deste cara chamado Renné e ela tem músicas instrumentais ótimas, inclusive All By Myself. Além disto, é a fita mais velha que eu possuo, tendo sido lançada em 1976.


Contudo, a minha favorita foi a desta banda chamada Walk The Moon, que apesar de ter o mesmo nome de uma banda atual que também é muito boa, não são o mesmo conjunto, mas eles de fato tem algo em comum: o gênero de suas músicas. Ambas Walk The Moons tem um som de rock que é muito bom, mas a mais antiga já me conquistou pela primeira música. Infelizmente, não há muito disponível sobre eles na internet e não importa os termos da busca, sempre cai na banda atual.


A segunda coisa incrível nesta história toda, foi perceber que na verdade, aquele toca fitas do tipo Walkman, também do AliExpress é na verdade incrível! A qualidade de som é muito boa, especialmente com estas fitas que possuem Dolby, mas mesmo com as gravações sem qualidade feitas no gravador, ele foi capaz de tornar um pouquinho menos pior. Assim que se vocês estão no hobbie há mais tempo, deram uma pausa e querem algo para tocar suas velhas fitas, eu genuinamente o recomendo!

A saga ainda não acabou, manxs! Ainda há muito mais a se fazer e eu adorarei atualizá-los conforme as coisas vão acontecendo, mas por hora o plano é: Conseguir mais álbuns originais e comprar um tape deck de verdade na OLX, para que então eu possa ter um pouco de dignidade.


Não se esqueçam de deixar nos comentários se vocês já curtiram uma boa fita K7 ou nem ao menos tinham ideia do que era isso. Aliás, vocês podem esperar mais postagens sobre música em cassette/vinil e até mesmo post com algumas dicas e coisas do tipo. Até mais, xoxo!

Image result for cassette tumblr gif


CONTINUE LENDO
© POP-UP! Sua Overdose em cultura pop. - 2021. Todos os direitos reservados.
Design e criação por: João Destiny.