Saudações, seres humanos.
A essência da blogosfera - pelo menos daqueles que não querem forçar essa história de ser influenciador digital - é basicamente gente que gosta muito de ler, escrever e que precisa expressar sua criatividade. Eu não sou exceção aos padrões. A leitura é de fato muito presente no meu dia-a-dia.
Como vocês sabem - e se não sabiam, agora sabem -, eu faço faculdade de Letras - Língua Inglesa. Clique aqui e veja um pouco mais como é. Parte da grade do curso inclui literatura inglesa e norte-americana, o que significa que eu tenho que ler os livros que são passados para os estudos de cada uma.
Mas você deve estar se perguntando: João, mas o que tem a ver você ter literatura na faculdade e o Clube do Livro no título? A resposta, meus caros, é que a metodologia adotada nas minhas aulas são na verdade exatamente o que acontece num clube do livro: Reunimos um grupo, escolhemos um livro (na verdade o professor escolhe), nós lemos a obra escolhida dentro de um prazo e então discutimos o livro no dia que ficou marcado.
O que é Literature Circle?
Literature Circle, como se chama este método nas escolas, é quando nas aulas de literatura, os estudantes reúnem-se em pequenos grupos para discutir de maneira aprofundada. As discussões são guiadas pelas interpretações que os alunos do que eles leram, além do mais, eles também podem falar a respeito dos acontecimentos e personagens do livro e relacionar tais acontecimentos a fatos da própria vida. O circulo da literatura ajuda os alunos a desenvolver uma visão mais crítica e a trabalhar em grupo, já que juntos, os alunos formam teorias e opiniões.
A história do L.C.
O círculo é relativamente recente, foi primeiramente implementado por Karen Smith, em 1982, numa escola no Arizona. A ela foi dada uma caixa cheia de livros por uma colega professora, mas Karen esqueceu-se destes livros até que, um dia, os alunos encontraram e pediram para ler os livros. Eles reuniram-se em pequenos grupos e discutiram os livros que escolheram, despertando a surpresa da professora, já que sem nenhuma ajuda externa, eles eram capazes de engajar-se com os livros. A partir de então desenvolveu-se em uma aprendizagem baseada em leitura, estudo, discussão em grupo em torno de diferentes obras literárias.
A minha opinião, como alguém que participa deste tipo de aula:
Minha opinião a respeito da concepção de um Literature Circle ou Clube do Livro - como preferir - é a melhor possível. Ao ler algo sozinho é de fato divertido, você formula seus próprios pensamentos, opiniões e teorias a respeito dos eventos da obra, mas isto é altamente ampliado quando você passa a compartilhar em grupo, pois através das diferentes interpretações você formula uma linha de pensamento muito maior do que poderia ao ler sozinho.
Tente formar um grupo de leitura com seus amigos, se eles gostarem de ler. Pode ser o livro que você quiser, e então discutam a respeito das suas impressões a respeito do que leram. Vocês vão ter muita diversão, além de gastarem o tempo com algo extremamente produtivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário