O Halloween é uma festividade tão antiga quanto o tempo. Há mais de dois mil anos, os Celtas já comemoravam este dia como o fim do verão (Samhain), o fim das colheitas e o inicio do ano novo no calendário Gregoriano. Com a Igreja Católica, a data passou a ser o dia de todos os santos, já que o Samhain era considerado pagão. A celebração do Halloween ao redor do mundo é muito diversificada, onde cada cultura tem sua própria maneira de comemorar.
Na Irlanda, considerado o lugar do nascimento do Halloween, ainda comemora o Samhain como se faziam anos e anos atrás. Hoje em dia, não apenas a Irlanda, mas a Escócia também comemora com jogos, fogueiras e com o tradicional Barmbrack, um bolo de frutas irlandês que é recheado com objetos como moedas e alianças como uma forma de adivinhação. Se você pegar uma fatia com uma aliança, significa que no ano seguinte, você se casará. Se pegar um pedaço com uma moeda, então riqueza você terá.
A tradição no Japão, entretanto, é mais recente. Há pelo menos vinte e dois anos, entusiastas do Halloween do mundo todo se reúnem para uma parada na cidade de Kawasaki para a Parada de Halloween de Kawasaki, a maior do Japão. Contudo, nem todos podem participar, as regras e requerimentos são bem estritos e aqueles que desejam participar, devem inscrever-se com dois meses de antecedência.
O Festival do Fantasma Faminto ocorre entre meados de Setembro e Agosto em Hong Kong, na China. A tradição vem da crença dos povos do Oeste da Ásia que durante este tempo, os espíritos ficam mais agitados e ficam vagando pela Terra. O festival é uma maneira de alimentar estes espíritos tanto com comida, como com dinheiro que eles precisam na vida após a morte. Queima de papel e oferendas de comida são partes dos costumes.
Na Nigeria, o Festival Awuru Odo é comemorado a cada dois anos em festividades que podem durar até mais de seis meses. O Awuru Odo celebra a volta dos amigos e familiares que já partiram ao mundo dos vivos. O feriado é comemorado com festas, músicas e máscaras.
No Camboja, o Pechum Ben é o momento do fim de Setembro até o meio de Outubro, quando as familias Budistas se unem para celebrar os mortos. As pessoas oferecem arroz doce e feijão embrulhados em folha de bananeira, além de cestas com flores nos templos como uma maneira de prestar homenagem aos seus antepassados. Esta é também a época de celebrar os mais velhos (vivos).
Nas Filipinas, o Pangangaluluwa era uma tradição em que as crianças iam de porta em porta fantasiadas, cantavam e pediam orações para as almas do purgatório. Mas, com o passar dos anos, esta tradição foi substituída pelo gostosuras-ou-travessuras. Algumas cidades estão incentivando a volta do Pangangaluluwa como uma maneira de manter sua cultura viva e incentivar o turismo.
Nos Estados Unidos, as tradições que moldaram a visão de Halloween no mundo todo. Todo 31 de Outubro, crianças e adultos se fantasiam, contam contos de bruxas e fantasmas e fazem lanternas de abobora. As crianças vão de casa em casa pedindo por gostosuras ou travessuras, esperando ganhar um monte de doces. Os adultos vão à festas, aonde eles costumam fazer concursos para eleger a melhor fantasia.
Nos Estados Unidos, as tradições que moldaram a visão de Halloween no mundo todo. Todo 31 de Outubro, crianças e adultos se fantasiam, contam contos de bruxas e fantasmas e fazem lanternas de abobora. As crianças vão de casa em casa pedindo por gostosuras ou travessuras, esperando ganhar um monte de doces. Os adultos vão à festas, aonde eles costumam fazer concursos para eleger a melhor fantasia.
No Canadá, o Dia das Bruxas é comemorada de maneira parecida com o país vizinho, mas os festivais em Vancouver. O Fright Night, que acontece na Granville St. transforma o parque Playland em um parque mal assombrado, com passeios temáticos e atrações assustadoras. O Trem Fantasma do Stanley Park também é uma atração bem popular e leva as pessoas numa viajem pelos filmes de terror dos anos 30.
No Brasil, muitos consideram o dia de São Cosme e Damião como o dia mais próximo ao Halloween, devido a tradição das crianças ganharem doces. Inclusive, a Umbanda também faz oferenda com doces e guaraná para os santos. Contudo, nós também comemoramos o Dia dos Mortos no dia 2 de novembro, a festividade mais próxima da verdadeira finalidade do Halloween: Honrar os mortos. Contudo, com o avanço da mídia e dos cursos de Inglês, o Halloween no Brasil vem se tornando cada vez mais americano e ainda que nós não tenhamos o costume de decorar as casas e ir de porta em porta pedir doces (por enquanto), esta é uma data onde acontecem bastante festas a fantasia.
As celebrações de Dia dos Mortos e/ou Dia de Todos os Santos é o modelo de comemoração mais difundido nos países, especialmente aqueles que são católicos. Brasil, México, Itália, Polônia, entre outros, são países que seguem as tradições da Igreja. A Alemanha tem sua própria variação da tradição cristã. Eles escondem todas as facas de suas cozinhas para que os espíritos não se machuquem ou não machuquem aos vivos.
Este foi o último dia de Blog-O-Ween de 2018! Obrigado por terem acompanhado e eu espero que vocês tenham gostado. Ano que vem tem mais. Não se esqueçam de deixar nos comentários quais destas tradições você achou mais interessante. Você tem o costume de comemorar o Dia dos Mortos? Até mais, xoxo.
FONTES: 12 Halloween Traditions From Around the World | Mental Floss // Americans Celebrate Halloween - Jump Back in Time | America's Library: Library of Congress // O Halloween no Canadá | Immi Canada.