A sua overdose de cultura pop!

BLOG-O-WEEN: A comemoração do Halloween ao redor do mundo

Nenhum comentário: | |


O Halloween é uma festividade tão antiga quanto o tempo. Há mais de dois mil anos, os Celtas já comemoravam este dia como o fim do verão (Samhain), o fim das colheitas e o inicio do ano novo no calendário Gregoriano. Com a Igreja Católica, a data passou a ser o dia de todos os santos, já que o Samhain era considerado pagão. A celebração do Halloween ao redor do mundo é muito diversificada, onde cada cultura tem sua própria maneira de comemorar.

Na Irlanda, considerado o lugar do nascimento do Halloween, ainda comemora o Samhain como se faziam anos e anos atrás. Hoje em dia, não apenas a Irlanda, mas a Escócia também comemora com jogos, fogueiras e com o tradicional Barmbrack, um bolo de frutas irlandês que é recheado com objetos como moedas e alianças como uma forma de adivinhação. Se você pegar uma fatia com uma aliança, significa que no ano seguinte, você se casará. Se pegar um pedaço com uma moeda, então riqueza você terá.

Our traditional Irish Barmbrack (Fruit Bread) is made without yeast and speckled with delicious bits of dried fruit, that has been soaked in tea overnight!

A tradição no Japão, entretanto, é mais recente. Há pelo menos vinte e dois anos, entusiastas do Halloween do mundo todo se reúnem para uma parada na cidade de Kawasaki para a Parada de Halloween de Kawasaki, a maior do Japão. Contudo, nem todos podem participar, as regras e requerimentos são bem estritos e aqueles que desejam participar, devem inscrever-se com dois meses de antecedência.

Image result for kawasaki halloween parade

O Festival do Fantasma Faminto ocorre entre meados de Setembro e Agosto em Hong Kong, na China. A tradição vem da crença dos povos do Oeste da Ásia que durante este tempo, os espíritos ficam mais agitados e ficam vagando pela Terra. O festival é uma maneira de alimentar estes espíritos tanto com comida, como com dinheiro que eles precisam na vida após a morte. Queima de papel e oferendas de comida são partes dos costumes.

Related image
Image result for hungry ghost festival

Na Nigeria, o Festival Awuru Odo é comemorado a cada dois anos em festividades que podem durar até mais de seis meses. O Awuru Odo celebra a volta dos amigos e familiares que já partiram ao mundo dos vivos. O feriado é comemorado com festas, músicas e máscaras.

Photo of Odo Festival in Nigeria

No Camboja, o Pechum Ben é o momento do fim de Setembro até o meio de Outubro, quando as familias Budistas se unem para celebrar os mortos. As pessoas oferecem arroz doce e feijão embrulhados em folha de bananeira, além de cestas com flores nos templos como uma maneira de prestar homenagem aos seus antepassados. Esta é também a época de celebrar os mais velhos (vivos).

Image result for pchum ben

Nas Filipinas, o Pangangaluluwa era uma tradição em que as crianças iam de porta em porta fantasiadas, cantavam e pediam orações para as almas do purgatório. Mas, com o passar dos anos, esta tradição foi substituída pelo gostosuras-ou-travessuras. Algumas cidades estão incentivando a volta do Pangangaluluwa como uma maneira de manter sua cultura viva e incentivar o turismo.

Nos Estados Unidos, as tradições que moldaram a visão de Halloween no mundo todo. Todo 31 de Outubro, crianças e adultos se fantasiam, contam contos de bruxas e fantasmas e fazem lanternas de abobora. As crianças vão de casa em casa pedindo por gostosuras ou travessuras, esperando ganhar um monte de doces. Os adultos vão à festas, aonde eles costumam fazer concursos para eleger a melhor fantasia.

Related image

No Canadá, o Dia das Bruxas é comemorada de maneira parecida com o país vizinho, mas os festivais em Vancouver. O Fright Night, que acontece na Granville St. transforma o parque Playland em um parque mal assombrado, com passeios temáticos e atrações assustadoras. O Trem Fantasma do Stanley Park também é uma atração bem popular e leva as pessoas numa viajem pelos filmes de terror dos anos 30.

Image result for playland vancouver halloween

No Brasil, muitos consideram o dia de São Cosme e Damião como o dia mais próximo ao Halloween, devido a tradição das crianças ganharem doces. Inclusive, a Umbanda também faz oferenda com doces e guaraná para os santos. Contudo, nós também comemoramos o Dia dos Mortos no dia 2 de novembro, a festividade mais próxima da verdadeira finalidade do Halloween: Honrar os mortos. Contudo, com o avanço da mídia e dos cursos de Inglês, o Halloween no Brasil vem se tornando cada vez mais americano e ainda que nós não tenhamos o costume de decorar as casas e ir de porta em porta pedir doces (por enquanto), esta é uma data onde acontecem bastante festas a fantasia.

Image result for festividades de cosme e damião

As celebrações de Dia dos Mortos e/ou Dia de Todos os Santos é o modelo de comemoração mais difundido nos países, especialmente aqueles que são católicos. Brasil, México, Itália, Polônia, entre outros, são países que seguem as tradições da Igreja. A Alemanha tem sua própria variação da tradição cristã. Eles escondem todas as facas de suas cozinhas para que os espíritos não se machuquem ou não machuquem aos vivos.


Image result for dia dos mortos


Este foi o último dia de Blog-O-Ween de 2018! Obrigado por terem acompanhado e eu espero que vocês tenham gostado. Ano que vem tem mais. Não se esqueçam de deixar nos comentários quais destas tradições você achou mais interessante. Você tem o costume de comemorar o Dia dos Mortos? Até mais, xoxo.


Related image
CONTINUE LENDO

BLOG-O-WEEN: Conspirações da Cultura Pop

Nenhum comentário: | |

Saudações, queridos membros de sociedades secretas.

Bem vindos ao terceiro dia de Blog-O-Ween. Hoje vamos falar de um dos nossos tópicos favoritos por aqui: Teorias da Conspiração, e hoje vamos fazer um apanhado com as melhores teorias envolvendo a Cultura Pop em geral.

A partir desta postagem, algo novo: Ao final de cada teoria da conspiração, haverá uma imagem com 5 pirâmides do Illuminati, aonde cada pirâmide que aparece colorida mede o nível de credibilidade da teoria. Por exemplo: Se houverem 5 pirâmides coloridas, então é porque se trata de algo plausível. Nenhuma pirâmide colorida significa que é só um monte de besteiras.

Mas antes de começar, um disclaimer rápido: Estas teorias são somente isto, teorias. De maneira alguma eu estou querendo dizer que elas sejam verdadeiras, somente discutimos se parece plausível ou não. Este post tem como finalidade apenas entretenimento.


Não é Britney Spears quem canta em seus álbuns:

Image result for britney spears

Não estamos falando de Cultura Pop sem mencionar a sua princesa, Britney Spears. Uma das várias teorias que circulam sobre a cantora é que não é ela quem canta em seus álbuns, mas sim uma backing vocal que pode imitar perfeitamente sua voz.

Todos lembram que o ano de 2007 foi um ano terrível para Britney. Ela tinha pirado completamente. Chegou a raspar a cabeça, estava tendo problemas com a polícia, abusava de drogas, enfim, sua vida estava completamente fora dos trilhos. Entretanto, os executivos da gravadora queriam a todo custo lançar material novo de Spears e marcar seu comeback. Esse foi o proposito do álbum lançado naquele ano, "Blackout", considerado por muitos fãs um dos melhores.

Image result for blackout album


A gravadora estava preocupada em como eles trariam Britney para o estúdio nas condições em que ela estava, é então que Myah Marie, a tal backing que podia imitar com perfeição a voz de Britney, entra em cena. Ela grava todo o álbum Blackout como se fosse Britney e a gravadora finalmente conseguem o que queriam, emplacando #2 na Billboard 100 daquele ano.

Image result for myah marie

Os rumores começaram a circular quando o pai de Myah deu uma entrevista à Star Magazine expondo Britney. Ele disse:
"Minha filha canta para Britney Spears. A verdade é que Myah pode soar igual à Britney, ela tem esse talento. Talvez a Britney nem saiba de quem é a voz em seu álbum e isso nem deve interessar a ela. Ela deve entrar (no estúdio), executar a faixa e ir embora sem se importar."
Image result for murray langston myah marie 

Myah, ao ser perguntada sobre ser a voz dos álbuns de Britney, negou tudo e disse que jamais poderia ser creditada pelo talento natural de Britney.

O fato é que seja Myah ou não quem tem cantado pela Britney desde 2007, a voz natural de Spears se desgastou muito com os naos devido à baby voice que ela adotou como estilo para vender mais. Ao assistir vídeos da Britney cantando quando criança, vemos uma voz forte, que poderia inclusive comparar-se com a de sua colega de Mickey Mouse Club, Christina Aguilera.


Forçar a própria voz não é saudável, além de ser muito difícil. No Natal do ano passado, Britney postou em seu Instagram um vídeo cantando Can't Help Falling In Love, do Elvis. Logo os fãs perceberam que o vídeo foi acelerado, para que a voz da cantora pudesse ficar mais parecida com o que a imortalizou. Mas ao diminuir a velocidade, o resultado é completamente outro:

Original

Voz real

Esta teoria é de fato realista. Não existe nada de muito fantasioso em artistas que na verdade são só o rosto de uma marca, mas a voz e o talento é na verdade de outra pessoa. Existem casos famosos disto. Contudo, eu não acho que esse tenha sido o caso para Britney, ou pelo menos não completamente. É possível sim que ela não seja a voz que canta em Blackout ou em algumas faixas dos álbuns lançados a partir deste, mas Britney é sim a voz que cantou na maior parte da sua discografia.


As gravadoras "reciclam" vozes


Existem um grande número de gravadoras e ainda mais de artistas. Vamos discutir a teoria se a Industria da Música recicla ou não as vozes em ordem de fazer com que sua mensagem seja espalhada ainda mais e lucrar ainda mais.

Esta teoria da "reciclagem de vozes" surgiu quando um usuário do Twitter percebeu que se você diminuir a velocidade das músicas da Adele, ela soa exatamente como o Sam Smith e se você acelerar uma música dele, então escutará a voz da Adele.


A semelhança entre as vozes de um com o outro são realmente impressionantes quando o tom aumenta ou diminui, especialmente a do Sam Smith acelerada. A teoria seria mais ou menos que nestes casos, as gravadoras teriam uma pessoa que cantasse as músicas dos repertórios que serão atribuídos a cada artista e ao aumentar ou diminuir o tom, você tem duas vozes diferentes. Portanto, a industria ganha um novo artista masculino e outro feminino.

Existem outros artistas cujas vozes são parecidas, como Post Malone e Justin Bieber:


Eu entendo os argumentos desta teoria e vejo como ela pode funcionar, mas aceitar esta teoria é ignorar certas coisas como o fato que Adele e Sam Smith são cantores que indiscutivelmente cantam ao vivo e são extremamente talentosos. Não que a industria não tenha literalmente fabricado artistas antes, mas pelo menos neste contexto, duvido da veracidade da teoria.
Escravos da Industria

Image result for bts

Apesar de ilustrar os meninos do BTS como o maior exemplo de escravos da música - porque esse tipo de coisa é mais forte com os artistas K-POP - a escravidão no mundo da Industria do Entretenimento é algo que ocorre em todo lugar.

Ao longo dos anos vários artistas manifestaram, em seu trabalho, a simbologia de serem escravos, ou de serem como bonecos que são manipulados, ou que tiveram que "mudar tudo o que você é", como a própria P!nk diz em sua música Don't Let Me Get Me, de 2003.

Os contratos em que os artistas são submetidos são obscuros e os torna literalmente propriedade da gravadora. Há um tempo, vazaram áudios das ex-integrante do Fifth Harmony, Lauren Jauregui e Camila Cabello, em que elas falam sobre a pressão a que são submetidas. Lauren parece inclusive estar no meio de um ataque nervoso. Ao ser questionada por uma fã sobre o melhor conselho que ela pode dar para alguém que deseja entrar na Industria, Jauregui respondeu "leia seu contrato".


Michael Jackson era outro artista que foi bastante vocal a respeito dos abusos dos chefes da Industria. Certa vez, com um cartaz escrito "Sony kills music" (Sony mata a música), ele disse que Tommy Mottola é diabólico. Para quem não sabe, Mottola é o CEO da Sony. Foi casado com Mariah Carey, que sofreu bastante nas mãos deste homem.


E finalmente chegamos no núcleo da teoria: Sony Music como a pior empresa do mundo da música. A Sony tem uma história longa, já tendo sido remodelada e renomeada várias vezes. Hoje em dia tem um número impressionante de subsidiarias, entre elas: RCA, Epic, Columbia e Arista Records. Para vocês terem noção, a Sony é a mesma gravadora que obrigou a Kesha que continuasse trabalhando com Dr. Luke mesmo apesar dos abusos sexuais que ele cometia contra ela.

Vocês podem lembrar-se dessas gravadoras subsidiaria à Sony como sendo as gravadoras dos seus artistas favoritos: RCA (Christina Aguilera, Miley Cyrus); Epic (Michael Jackson, Fifth Harmony, Meghan Trainor); Columbia (Beyoncé, Mariah Carey); Arista (Whitney Houston). E, agora o BTS junta-se a gravadora com um contrato com a Columbia Records também.

A gravidade dos contratos dos artistas K-POP são ainda mais desesperadores: Eles são obrigados a trabalhar 20 horas por dias sem nem ao menos poder comer, já que é uma clausula que se eles passarem do peso exigido pelos executivos, eles são expulsos da banda. Existem vários vídeos de integrantes das bandas de K-POP desmaiando no palco ou sendo hospitalizados devido ao esgotamento físico.

Esta teoria é de longe a mais real de todas aqui, a um ponto que nós estamos falando dos fatos. Muitos artistas perdem a cabeça, morrem ou são assassinados, os trabalhos de vários deles denuncia isto. Nem tudo o que brilha é diamante.
Os Reptilianos

Image result for reptilianos

Os Reptilianos são uma das minhas conspirações favoritas. A teoria diz que eles são uma raça alienígena de repteis que tem a capacidade de alterar sua forma física para a de um humano e eles estão no poder da humanidade. Alguns dos reptilianos seriam Barack Obama, Donald Trump, Hillary Clinton, Vladimir Putin, a Familia Real Britânica, Justin Bieber, Miley Cyrus, Taylor Swift e a lista vai por dias.

A raça dos Reptilianos, apesar de poder se transformar em "seres humanos", ainda tem muitas características próprias, como por exemplo: Os olhos de repteis, com pupilas verticais, sua pele é fria e os sentidos são aguçados. 

A conspiração dos Reptilianos foi apresentada por David Icke, que ganha dinheiro fazendo palestras sobre suas teorias. Icke inclusive faz acusações bem abertas aos governantes e expondo-os como Illuminatis, satanistas e todas essas coisas.

Image result for David Icke

Na internet, a teoria ganhou visibilidade e aceitação, especialmente quando dois vídeos - um da Miley Cyrus e outro o Justin Bieber- passaram a circular, no qual os olhos dos dois cantores aparecem voltando à forma de reptiliano.

Eu amo esta teoria, acho interessante, mas convenhamos que ela é tão patética quanto seu criador, que aliás é quem realmente parece um reptiliano. Não existem evidências concretas dessas criaturas. Se elas nos comandam há tanto tempo, deveríamos ter registros históricos dessas criaturas híbridas. É uma ótima fanfic, de fato.
Não se esqueçam de comentar o que acharam das teorias. Qual te chamou mais atenção? Qual é a mais fantasiosa? Deixem também sugestões de teorias para postagens futuras. Até amanhã, xoxo :)
Image result for illuminati gif
CONTINUE LENDO

BLOG-O-WEEN/LET'S TALK VINTAGE: Bewitched (A Feiticeira)

Nenhum comentário: | |

Saudações, bruxos e bruxas de Salem, Hogwarts, Terreiros e qualquer outro lugar!

Inicia-se hoje o novo especial de Halloween do AI. Após 6 dias de postagens especiais no ano passado, seguidos por 5 posts de Blogmas, em 2018 incia-se o Blog-O-Ween, com 4 postagens especiais postadas diariamente pelos próximos quatro dias.

Para abrir com chave de ouro este Blog-O-Ween, nada melhor que falar vintage e relembrar aquela que foi a primeira feiticeira das séries de televisão: Samantha Stephens, interpretada por Elizabeth Montgomery, em Bewitched.

Related image
Elizabeth Montgomery interpreta Samantha Stephens

A série foi criada por Sol Sanks e exibida pela American Broadcast Company, a ABC. Conta com oito temporadas e duzentos e cinquenta e quatro episódios, dos quais a duração média varia entre 24 quatro a trinta minutos. A série foi um sucesso e tanto, alcançando o primeiro lugar de audiência nos Estados Unidos por anos, levando as emissoras rivais a criarem suas próprias feiticeiras, porém, somente I Dream Of Jeannie, da NBC, teve sucesso notável.

Bewitched conta a história de Samantha, uma feiticeira que casa-se com Darrin Stephens (que na versão em português chama-se James e é interpretado por Dick York, de 1964 a 1969 e por Dick Sargent, de 1969 até 1972), um publicita normal e decide viver como uma dona de casa comum, já que seu marido desaprova o uso de sua magia. É claro que Samantha usa seus poderes de vez em quanto e com uma simples mexidinha de nariz consegue muitas coisas. A família dela, que desaprova o casamento, também tem contribuem para a interferência mágica, especialmente sua mãe, Endora (Agnes Moorehead).

Related image

É necessário analisar o contexto histórico do momento em que Bewitched foi produzido e percebê-los através das analogias que os personagens representam. Eram os anos 60, marcados pela forte repressão que os negros enfrentavam nos Estados Unidos. A Feiticeira, representa um casal que em circunstâncias reais seria um casal inter-racial. Ela é bruxa e ele um mortal, um casal onde um é negro e outro branco. Esta relação jamais seria vista como normal aos olhos daquela sociedade, como o casamento entre uma bruxa e um mortal não foi bem visto pela família de Samantha. 

Há também várias analogias aos estereótipos raciais, quando várias vezes Darrin acusa Samantha injustamente por coisas que criaturas como ela fazem, mesmo quando ela é inocente. É claro que a resposta de Samantha é ficar irritada e dar um gelo nele, mas ao fim do episódio as coisas voltam as mil maravilhas. Os mais críticos - assim como Endora - questionam Samantha do por que renunciar a sua própria natureza para se ajustar ao que outra pessoa espera de você.

Image result for samantha and darrin bewitched

Uma curiosidade interessante a respeito de Bewitched é que o piloto seria gravado no mesmo dia da morte do presidente John Kennedy, no dia 23 de novembro de 1963, mas é claro que quando as notícias estouraram, a gravação foi suspensa, afinal, muito mais que o presidente, Kennedy era amigo de Elizabeth Montgomery e Sol Sanks.

Em 1969, Dick York foi substituído por Dick Sargent no papel de Darrin. O ator que tinha interpretado a série até aquele momento tinha um problema de dores fortíssimas nas costas que foram piorando cada vez mais e o forçando a tomar vários remédios para o problema, se tornando viciado. Seu problema tinha chegado a um ponto que na última temporada que ele apareceu, o papel foi completamente reduzido, as vezes chegando nem mesmo a aparecer.

Um certo dia, York teve uma convulsão no set e ficou em coma por um tempo e foi quando a produção decidiu que era hora de substituí-lo de vez e então, Dick Sargent - que tinha sido a primeira opção para o papel, mas por estar contratado por outro estúdio, recusou - assume o personagem.

Image result for dick sargent

Contudo, era preciso situar o espectador à substituição e a solução que eles encontraram foi de simplesmente não dizer nada, continuar a série como se nada tivesse acontecido. A mudança parece ter sido imperceptível, pois o público não teve reação imediata. Contudo, por mais que as pessoas pudessem não ter percebido de primeira, a substituição foi definitiva para a série, afinal, cada ator é individual e agora Darrin e Samantha não tinham mais a mesma química que tinham quando eram Montgomery e York.

Dick Sargent é uma figura importantíssima para os direitos civis dos LGBTQ. Homossexual que como todos os outros de Hollywood da época, viviam no armário, mas que nos anos 80 se assumiu e passou a ser ativista, sendo inclusive o homem do ano na parada gay de 1992, onde ele apareceu ao lado da sua antiga companheira de cena, Elizabeth Montgomery, que não pensou duas vezes ao apoiar o amigo e a comunidade.

Related image

Como eu já disse antes, Bewitched foi um marco das bruxas na ficção mainstream, levando outras emissoras a criar suas próprias bruxas. Seu impacto na cultura pop é inegável e claramente perceptível nas que se seguiram (Jeannie e Sabrina). Em 2005, Nicole Kidman estrelou no filme inspirado a partir da série ao lado de Will Farrell.

Image result for bewitched movie

Atualmente, o Canal Viva exibe a série às manhãs e existem os episódios completos, em inglês no Dailymotion. Eu recomendo a série a todos aqueles, que assim como eu, ama as bruxas e feiticeiras.


Image result for bewitched gifs

Não esqueçam de deixar nos comentários se vocês já assistiram "A Feiticeira" ou se você quer assistir. Não esqueçam que amanhã tem o dia 2 de Blog-O-Ween! Até amanhã, xoxo :)
CONTINUE LENDO

MÚSICA: O Legado ao Pop Latino de Selena

Nenhum comentário: | |

Saudações, querida gente latina!

Hoje, existe uma invasão latina acontecendo na mídia. São vários os artistas que se destacam internacionalmente que são da America Latina. Uma das primeiras a serem bem sucedidas no cenário estado-unidense foi Selena Quintanilla, que apesar de uma vida prematuramente interrompida, continua tendo uma grande influência até hoje. Seja dando o nome para novas cantoras ou inspirando-as todas em seus sons.


Selena era a mais nova de uma família cuja música estava na essência. Em 1980, estreou no cenário músical com a banda Selena Y Los Dinos, na qual ela integrava junto com seus irmãos mais velhos, AB e Suzete Quintanilla. Dois anos depois, a jovem cantora começou a gravar profissionalmente, lançando seu primeiro álbum em 1984.

O gênero que Selena gravava era o chamado Tejano, gênero muito popular no Sul dos Estados Unidos, especialmente no Texas - é claro - e tem uma influência enorme da cultura latina provinda do México. Pelos anos iniciais, foi extremamente criticada por ser uma mulher atuando num campo dominado por homens. Ao fim da década Selena era aclamada como a rainha do estilo.

A sua popularidade começou a crescer consideravelmente a partir de 1987, quando ela ganhou o prêmio Tejano Music Awards na categoria Vocalista do Ano. Então ela assina um contrato com a EMI Latin e lança, em 1989, lançando seu álbum de estreia: Selena, do qual seu irmão foi o principal produtor e compositor.

Related image

Os anos noventa foram os melhores, apesar de infelizmente terem sido os últimos. Em 92, Selena lança o álbum Entre a Mi Mundo, que entrou no topo da Billboard por oito semanas. É deste álbum também que uma das suas maiores músicas, Como La Flor vem. Este foi o primeiro single de Selena a atingir #1 nas rádios. Entre a Mi Mundo também rendeu à Selena seu primeiro GRAMMY por melhor álbum Latino.

Em 1994, um álbum de expressão ainda maior: Amor Prohibido. Com singles como No Me Quedas Más (pessoalmente, uma das minhas favoritas), Amor Prohibido e o clássico Bidi Bidi Bom Bom, que em 2015 foi regravado por Selena Gomez. A este álbum, creditam-se vários marcos, como o de ser um dos mais vendidos álbuns de artistas latinos nos Estados Unidos e por levar o Tejano à mídia mainstream, comercializando-o como nunca antes no país inteiro.
Mas muito além de dominar o cenário da música, Selena também foi uma influência muito grande no mundo da moda. Sua botique, que leva seu nome, continua fazendo muito sucesso até hoje. Em 2016, a MAC Cosmetics lançou uma linha de maquiagens que levava o nome da cantora. Selena também tornou-se o rosto da campanha da Coca-Cola, ao mesmo tempo que se tornava um sex symbol e uma forte voz para o empoderamento das mulheres jovens.
Related image
No dia 31 de março de 1995, Selena foi assassinada por Yolanda Salívar, que era a ex-gerente da sua Botique, após a artista descobrir os desvios de dinheiro que a mulher cometia em sua loja. Yolanda foi condenada a 30 anos de prisão e atualmente está servindo sua pena. A notícia foi recebida com inigualável tristeza não apenas para a comunidade Latina, mas também para todos os americanos e mexicanos.
Após sua morte, Selena continuou ainda mais relevante. O álbum Dreaming Of You, que continha material exclusivo (inclusive as primeiras faixas em inglês) que Quintanilla lançaria mesmo se estivesse viva. O álbum debutou no topo da Billboard 200, dando-lhe o marco de ser a primeira artista latina a conseguir o feito. Até 2015, Selena tinha vendido mais de 65 milhões de álbuns mundialmente, fazendo-a a artista latina mais vendida de todos os tempos.
Àqueles que desejam saber mais sobre Selena, em 1997, a Warner Bros. lançou um filme da biografia da cantora estrelado por Jennifer Lopez, que inclusive é uma das artistas que mais continua o legado de Selena.
Image result for selena movie
Selena foi uma daquelas pessoas que só aparecem uma vez em muito tempo. Sua estrela é tão grande e expressiva quanto a de Madonna, Michael, Elvis e etc. Seu importantíssimo legado continua e continuará por muitos anos e muito temos a agradecê-la pelas portas que ela pode abrir pelos artistas latino-americanos.

Image result for selena gifs
Não se esqueçam que neste domingo começa o Blog-O-Ween, que são quatro dias seguidos de postagens especiais sobre o Halloween. Fiquem ligados! Também deixem nos comentários se vocês já tinham ouvido falar na Selena, se a conheciam ou se agora definitivamente vão procurar sobre ela.

CONTINUE LENDO

LET'S TALK VINTAGE: A fabulosa Marilyn Monroe

2 comentários: | |

Saudações, gente dos anos 50!

O Let's Talk Vintage de hoje é mais que especial. Vamos falar da Deusa, a definição de cultura pop de qualquer época: Marilyn Monroe. A atriz que teve seu auge nos anos cinquenta, teve uma vida conturbada, cheia de escândalos e controversas, mas ao mesmo tempo, o aparente glamour das estrelas da época de ouro de Hollywood.


Nascida em primeiro de junho de 1926, Norma Jeane Mortenson, era filha de Gladys Pearl Baker e de pai desconhecido. Sua infância foi difícil, segundo a própria Marilyn, uma das suas primeiras memórias é na verdade, da sua mãe tentando matá-la. Como ela foi considerada incapaz de criar sua filha, Norma foi entregue à adoção e passou a viver com a família Bolender na cidadezinha de Hawthorne, aonde foi criada sob os princípios cristãos.

No versão de 1933, ainda que os Bolenders quisessem realmente adotá-la definitivamente, Gladys sentiu-se preparada para cuidar da sua própria filha, então ela comprou uma casa em Hollywood, aonde elas viveram até 1934. Naquele ano, Gladys teve um surto grave, foi internada no Metropolitan State Hospital, diagnosticada com Esquizofrenia Paranoica e passou o resto de sua vida lá, tando raros contatos com Marilyn.

Nos anos 40, com a guerra e os homens todos lutando longe de casa, as mulheres assumiram os cargos que eram ocupados por estes homens nas industrias. Marilyn não era diferente. Ela trabalhou numa fábrica chamada Radioplane Munitions Factory, quando, em abril de 1944, foi fotografada por David Conover, que foi mandando pela Aeronáutica Americana para fotografar as trabalhadoras da fábrica.

Image result for marilyn monroe for david conover

Mesmo que nenhuma das fotos foram usadas, Marilyn se demitiu da fábrica e passou a modelar para Conover. A contra-gosto do primeiro marido, Jim Dougherty, com quem tivera um rápido matrimônio, ela assinou com a agência Blue Book Model Agency, em 1945.

Como modelo, usava o nome Jean Norman, além de alisar e pintou o cabelo de loiro para conseguir mais oportunidades. Com uma silhueta perfeita para pin-up, ela participou de diversas campanhas publicitárias de moda e de revistas masculinas. Em 1946, um ano após virar modelo, ela já havia sido capa de 36 revistas diferentes. Emmeline Snivelly, dona da Blue Book Agency, disse que ela "era uma das modelos mais esforçadas e trabalhoras".

Após um fracassado teste para a Paramount Pictures, os Estúdios FOX a concederam um teste e a contrataram por um período de seis meses para impedir que o estúdio rival, RKO Pictures, a contratasse. O nome Marilyn Monroe é então selecionado por ela e por Ben Lyon - o executivo da FOX que fez o teste. Marilyn (sugerido por Ben) vem da estrela da Broadway, Marilyn Miller e Monroe (sugerido pela própria), era o nome de solteira de sua mãe.

Os primeiros seis meses de contrato foram dedicado à preparação dela como atriz, quando ela fazia aulas de atuação. Em fevereiro de 1947, o contrato é renovado e ela faz suas primeiras participações em filmes: Dangerous Years e Scudda Hoo! Scudda Hay!

Image result for Dangerous Years
Dangerous Years

Image result for Scudda Hoo! Scudda Hay!
Scudda Hoo! Scudda Hay!

Após os dois filmes, mais aulas de atuação, o seu contrato não foi renovado. Marilyn estava determinada a tornar-se uma grande atriz, por isso, continuou com as aulas mesmo após o fim do contrato. No resto daquela década, tornou-se protegida e eventualmente parceira sexual de John Hyde, vice-presidente da agência William Moris, quem pagou pelas suas próteses de silicone, rinoplastia, plástica no maxilar e lhe conseguiu alguns papéis mal-sucedidos na Columbia Pictures.

Nos anos 50 e de volta à FOX, estrelou diversas comédias e dramas, como Monkey Business (O Inventor da Mocidade) e Don't Bother To Knock (Almas Desesperadas), do qual este último é um dos meus favoritos. Nesta época, o escândalo das suas fotos nuas antes da fama veio à tona, o que só alavancou a sua carreira.

Em 1953, Marilyn já era uma das estrelas mais bem sucedidas de Hollywood. É daquele ano um dos seus maiores clássicos: Os Homens Preferem as Loiras, que rendeu a Marilyn e Jane Russell, uma estrela na calçada da fama.

Image result for marilyn monroe jane russell

Em 1955, o clássico que a imortalizaria: O Pecado Mora ao Lado, o filme com a famosa cena do vestido que levanta. Apesar do sucesso e do fato que ela era uma das principais responsáveis pela própria carreira, Monroe estava insatisfeita por não ser levada a sério pelo estúdio e pela imagem de "loira burra". Foi então que criou sua própria empresa de produções cinematográficas: Marilyn Monroe Productions.

Image result for 7 years itchy dress scene

Antes da criação da MMP, a FOX estava relutante sobre modificar os termos do contrato de Marilyn, até que em 1956, o estúdio não apenas renovou o contrato, mas atualizou os termos, que deram mais controle à atriz sobre sua própria carreira, aumento de salario e um papel bem-sucedido em Bus Stop (Nunca Fui Santa).

No ano seguinte, um dos filmes mais produtivos da sua carreira. Da associação entre Warner Bros. e Marilyn Monroe Productions, The Prince and the Showgirl (O Príncipe Encantado), foi gravado. As gravações foram difíceis por causa de todos os problemas que Marilyn tinha, suas inseguranças, vícios, etc. O filme Uma Semana com Marilyn narra as histórias que aconteceram durante a produção do longa.

Os próximos - e últimos - trabalhos dela foram bem expressivos: Quanto Mais Quente Melhor é uma das comédias mais aclamadas e que lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor atriz. Os Desajustados foi seu último filme completo, pois ela morreria um ano depois, em 1962, após uma aparente overdose de barbitúricos. Marilyn tinha apenas 36 anos.

Sua morte é rodeada de mistérios. Alguns suspeitam que ela tenha sido morta pela CIA a mando do presidente Kennedy, com quem tinha um caso. São muitas as teorias envolvendo sua morte - deixem nos comentários se vocês querem post sobre isso.

Independente da forma como Marilyn Monroe saiu de cena na terra, sua estrela jamais se apagou e nunca irá. Ela é a quinta artista que mais fatura após a morte, além de dar nome a uma rede de SPAs, produtos licenciados, inspirar até hoje muitas mulheres e a cultura pop em geral.


Related image

Hey, babies, tenho algo importante a dizer: Eu estou postando conteúdo exclusivo no Bloglovin' em Inglês, por isso, quem quer treinar seu inglês ou ler blogs na língua, sigam-me lá. Também não se esqueçam de comentar se vocês já assistiram algum filme da Marilyn? Qual?
CONTINUE LENDO
© POP-UP! Sua Overdose em cultura pop. - 2021. Todos os direitos reservados.
Design e criação por: João Destiny.