A sua overdose de cultura pop!

LET'S TALK VINTAGE: A fabulosa Marilyn Monroe

| |

Saudações, gente dos anos 50!

O Let's Talk Vintage de hoje é mais que especial. Vamos falar da Deusa, a definição de cultura pop de qualquer época: Marilyn Monroe. A atriz que teve seu auge nos anos cinquenta, teve uma vida conturbada, cheia de escândalos e controversas, mas ao mesmo tempo, o aparente glamour das estrelas da época de ouro de Hollywood.


Nascida em primeiro de junho de 1926, Norma Jeane Mortenson, era filha de Gladys Pearl Baker e de pai desconhecido. Sua infância foi difícil, segundo a própria Marilyn, uma das suas primeiras memórias é na verdade, da sua mãe tentando matá-la. Como ela foi considerada incapaz de criar sua filha, Norma foi entregue à adoção e passou a viver com a família Bolender na cidadezinha de Hawthorne, aonde foi criada sob os princípios cristãos.

No versão de 1933, ainda que os Bolenders quisessem realmente adotá-la definitivamente, Gladys sentiu-se preparada para cuidar da sua própria filha, então ela comprou uma casa em Hollywood, aonde elas viveram até 1934. Naquele ano, Gladys teve um surto grave, foi internada no Metropolitan State Hospital, diagnosticada com Esquizofrenia Paranoica e passou o resto de sua vida lá, tando raros contatos com Marilyn.

Nos anos 40, com a guerra e os homens todos lutando longe de casa, as mulheres assumiram os cargos que eram ocupados por estes homens nas industrias. Marilyn não era diferente. Ela trabalhou numa fábrica chamada Radioplane Munitions Factory, quando, em abril de 1944, foi fotografada por David Conover, que foi mandando pela Aeronáutica Americana para fotografar as trabalhadoras da fábrica.

Image result for marilyn monroe for david conover

Mesmo que nenhuma das fotos foram usadas, Marilyn se demitiu da fábrica e passou a modelar para Conover. A contra-gosto do primeiro marido, Jim Dougherty, com quem tivera um rápido matrimônio, ela assinou com a agência Blue Book Model Agency, em 1945.

Como modelo, usava o nome Jean Norman, além de alisar e pintou o cabelo de loiro para conseguir mais oportunidades. Com uma silhueta perfeita para pin-up, ela participou de diversas campanhas publicitárias de moda e de revistas masculinas. Em 1946, um ano após virar modelo, ela já havia sido capa de 36 revistas diferentes. Emmeline Snivelly, dona da Blue Book Agency, disse que ela "era uma das modelos mais esforçadas e trabalhoras".

Após um fracassado teste para a Paramount Pictures, os Estúdios FOX a concederam um teste e a contrataram por um período de seis meses para impedir que o estúdio rival, RKO Pictures, a contratasse. O nome Marilyn Monroe é então selecionado por ela e por Ben Lyon - o executivo da FOX que fez o teste. Marilyn (sugerido por Ben) vem da estrela da Broadway, Marilyn Miller e Monroe (sugerido pela própria), era o nome de solteira de sua mãe.

Os primeiros seis meses de contrato foram dedicado à preparação dela como atriz, quando ela fazia aulas de atuação. Em fevereiro de 1947, o contrato é renovado e ela faz suas primeiras participações em filmes: Dangerous Years e Scudda Hoo! Scudda Hay!

Image result for Dangerous Years
Dangerous Years

Image result for Scudda Hoo! Scudda Hay!
Scudda Hoo! Scudda Hay!

Após os dois filmes, mais aulas de atuação, o seu contrato não foi renovado. Marilyn estava determinada a tornar-se uma grande atriz, por isso, continuou com as aulas mesmo após o fim do contrato. No resto daquela década, tornou-se protegida e eventualmente parceira sexual de John Hyde, vice-presidente da agência William Moris, quem pagou pelas suas próteses de silicone, rinoplastia, plástica no maxilar e lhe conseguiu alguns papéis mal-sucedidos na Columbia Pictures.

Nos anos 50 e de volta à FOX, estrelou diversas comédias e dramas, como Monkey Business (O Inventor da Mocidade) e Don't Bother To Knock (Almas Desesperadas), do qual este último é um dos meus favoritos. Nesta época, o escândalo das suas fotos nuas antes da fama veio à tona, o que só alavancou a sua carreira.

Em 1953, Marilyn já era uma das estrelas mais bem sucedidas de Hollywood. É daquele ano um dos seus maiores clássicos: Os Homens Preferem as Loiras, que rendeu a Marilyn e Jane Russell, uma estrela na calçada da fama.

Image result for marilyn monroe jane russell

Em 1955, o clássico que a imortalizaria: O Pecado Mora ao Lado, o filme com a famosa cena do vestido que levanta. Apesar do sucesso e do fato que ela era uma das principais responsáveis pela própria carreira, Monroe estava insatisfeita por não ser levada a sério pelo estúdio e pela imagem de "loira burra". Foi então que criou sua própria empresa de produções cinematográficas: Marilyn Monroe Productions.

Image result for 7 years itchy dress scene

Antes da criação da MMP, a FOX estava relutante sobre modificar os termos do contrato de Marilyn, até que em 1956, o estúdio não apenas renovou o contrato, mas atualizou os termos, que deram mais controle à atriz sobre sua própria carreira, aumento de salario e um papel bem-sucedido em Bus Stop (Nunca Fui Santa).

No ano seguinte, um dos filmes mais produtivos da sua carreira. Da associação entre Warner Bros. e Marilyn Monroe Productions, The Prince and the Showgirl (O Príncipe Encantado), foi gravado. As gravações foram difíceis por causa de todos os problemas que Marilyn tinha, suas inseguranças, vícios, etc. O filme Uma Semana com Marilyn narra as histórias que aconteceram durante a produção do longa.

Os próximos - e últimos - trabalhos dela foram bem expressivos: Quanto Mais Quente Melhor é uma das comédias mais aclamadas e que lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor atriz. Os Desajustados foi seu último filme completo, pois ela morreria um ano depois, em 1962, após uma aparente overdose de barbitúricos. Marilyn tinha apenas 36 anos.

Sua morte é rodeada de mistérios. Alguns suspeitam que ela tenha sido morta pela CIA a mando do presidente Kennedy, com quem tinha um caso. São muitas as teorias envolvendo sua morte - deixem nos comentários se vocês querem post sobre isso.

Independente da forma como Marilyn Monroe saiu de cena na terra, sua estrela jamais se apagou e nunca irá. Ela é a quinta artista que mais fatura após a morte, além de dar nome a uma rede de SPAs, produtos licenciados, inspirar até hoje muitas mulheres e a cultura pop em geral.


Related image

Hey, babies, tenho algo importante a dizer: Eu estou postando conteúdo exclusivo no Bloglovin' em Inglês, por isso, quem quer treinar seu inglês ou ler blogs na língua, sigam-me lá. Também não se esqueçam de comentar se vocês já assistiram algum filme da Marilyn? Qual?

2 comentários:

© POP-UP! Sua Overdose em cultura pop. - 2021. Todos os direitos reservados.
Design e criação por: João Destiny.