A sua overdose de cultura pop!

BLOG-O-WEEN/LET'S TALK VINTAGE: Bewitched (A Feiticeira)

| |

Saudações, bruxos e bruxas de Salem, Hogwarts, Terreiros e qualquer outro lugar!

Inicia-se hoje o novo especial de Halloween do AI. Após 6 dias de postagens especiais no ano passado, seguidos por 5 posts de Blogmas, em 2018 incia-se o Blog-O-Ween, com 4 postagens especiais postadas diariamente pelos próximos quatro dias.

Para abrir com chave de ouro este Blog-O-Ween, nada melhor que falar vintage e relembrar aquela que foi a primeira feiticeira das séries de televisão: Samantha Stephens, interpretada por Elizabeth Montgomery, em Bewitched.

Related image
Elizabeth Montgomery interpreta Samantha Stephens

A série foi criada por Sol Sanks e exibida pela American Broadcast Company, a ABC. Conta com oito temporadas e duzentos e cinquenta e quatro episódios, dos quais a duração média varia entre 24 quatro a trinta minutos. A série foi um sucesso e tanto, alcançando o primeiro lugar de audiência nos Estados Unidos por anos, levando as emissoras rivais a criarem suas próprias feiticeiras, porém, somente I Dream Of Jeannie, da NBC, teve sucesso notável.

Bewitched conta a história de Samantha, uma feiticeira que casa-se com Darrin Stephens (que na versão em português chama-se James e é interpretado por Dick York, de 1964 a 1969 e por Dick Sargent, de 1969 até 1972), um publicita normal e decide viver como uma dona de casa comum, já que seu marido desaprova o uso de sua magia. É claro que Samantha usa seus poderes de vez em quanto e com uma simples mexidinha de nariz consegue muitas coisas. A família dela, que desaprova o casamento, também tem contribuem para a interferência mágica, especialmente sua mãe, Endora (Agnes Moorehead).

Related image

É necessário analisar o contexto histórico do momento em que Bewitched foi produzido e percebê-los através das analogias que os personagens representam. Eram os anos 60, marcados pela forte repressão que os negros enfrentavam nos Estados Unidos. A Feiticeira, representa um casal que em circunstâncias reais seria um casal inter-racial. Ela é bruxa e ele um mortal, um casal onde um é negro e outro branco. Esta relação jamais seria vista como normal aos olhos daquela sociedade, como o casamento entre uma bruxa e um mortal não foi bem visto pela família de Samantha. 

Há também várias analogias aos estereótipos raciais, quando várias vezes Darrin acusa Samantha injustamente por coisas que criaturas como ela fazem, mesmo quando ela é inocente. É claro que a resposta de Samantha é ficar irritada e dar um gelo nele, mas ao fim do episódio as coisas voltam as mil maravilhas. Os mais críticos - assim como Endora - questionam Samantha do por que renunciar a sua própria natureza para se ajustar ao que outra pessoa espera de você.

Image result for samantha and darrin bewitched

Uma curiosidade interessante a respeito de Bewitched é que o piloto seria gravado no mesmo dia da morte do presidente John Kennedy, no dia 23 de novembro de 1963, mas é claro que quando as notícias estouraram, a gravação foi suspensa, afinal, muito mais que o presidente, Kennedy era amigo de Elizabeth Montgomery e Sol Sanks.

Em 1969, Dick York foi substituído por Dick Sargent no papel de Darrin. O ator que tinha interpretado a série até aquele momento tinha um problema de dores fortíssimas nas costas que foram piorando cada vez mais e o forçando a tomar vários remédios para o problema, se tornando viciado. Seu problema tinha chegado a um ponto que na última temporada que ele apareceu, o papel foi completamente reduzido, as vezes chegando nem mesmo a aparecer.

Um certo dia, York teve uma convulsão no set e ficou em coma por um tempo e foi quando a produção decidiu que era hora de substituí-lo de vez e então, Dick Sargent - que tinha sido a primeira opção para o papel, mas por estar contratado por outro estúdio, recusou - assume o personagem.

Image result for dick sargent

Contudo, era preciso situar o espectador à substituição e a solução que eles encontraram foi de simplesmente não dizer nada, continuar a série como se nada tivesse acontecido. A mudança parece ter sido imperceptível, pois o público não teve reação imediata. Contudo, por mais que as pessoas pudessem não ter percebido de primeira, a substituição foi definitiva para a série, afinal, cada ator é individual e agora Darrin e Samantha não tinham mais a mesma química que tinham quando eram Montgomery e York.

Dick Sargent é uma figura importantíssima para os direitos civis dos LGBTQ. Homossexual que como todos os outros de Hollywood da época, viviam no armário, mas que nos anos 80 se assumiu e passou a ser ativista, sendo inclusive o homem do ano na parada gay de 1992, onde ele apareceu ao lado da sua antiga companheira de cena, Elizabeth Montgomery, que não pensou duas vezes ao apoiar o amigo e a comunidade.

Related image

Como eu já disse antes, Bewitched foi um marco das bruxas na ficção mainstream, levando outras emissoras a criar suas próprias bruxas. Seu impacto na cultura pop é inegável e claramente perceptível nas que se seguiram (Jeannie e Sabrina). Em 2005, Nicole Kidman estrelou no filme inspirado a partir da série ao lado de Will Farrell.

Image result for bewitched movie

Atualmente, o Canal Viva exibe a série às manhãs e existem os episódios completos, em inglês no Dailymotion. Eu recomendo a série a todos aqueles, que assim como eu, ama as bruxas e feiticeiras.


Image result for bewitched gifs

Não esqueçam de deixar nos comentários se vocês já assistiram "A Feiticeira" ou se você quer assistir. Não esqueçam que amanhã tem o dia 2 de Blog-O-Ween! Até amanhã, xoxo :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© POP-UP! Sua Overdose em cultura pop. - 2021. Todos os direitos reservados.
Design e criação por: João Destiny.