A sua overdose de cultura pop!

#CENSURANÃO! 5 Livros com temática LGBTQ+

| |

Idade Média, Alemanha Nazista, Brasil em 1964, todas as anteriores? Vocês escolhem...

Apesar dos inúmeros problemas em todas os setores da sociedade e da Amazônia em chamas, os atuais governos federais e estaduais estão mais interessados em correr atrás de expressões artísticas que representam minorias para manter o gado de falsos moralistas satisfeitos em sua infinita mediocridade.

Mesmo assim, estamos aqui para dar um recado bem claro: Censura jamais! Ditaduras menos ainda, seja de direita ou esquerda. Leiam livros, sejam qual for o tema, afinal, ler é um ato político. Dito isto, eu vos trouxe uma listinha com cinco livros com temática LGBTQ+, que são fantásticos para explorar os aspectos sociais e até pessoais.

Esta lista focará especialmente em literatura clássica, afinal, por que não prestar homenagem a quem abriu o caminho?


5. Bom-Crioulo, Adolfo Caminha (1895): Esta é uma história de amor entre marinheiros. Muito mais que expor as relações homossexuais que ocorrem entre marinheiros, este livro narra a história de um casal interracial. Além do mais, papéis de gênero pré-definidos são esquecidos.

Esta obra foi fortemente censurada pela Marinha e até hoje em dia não é realmente uma obra amplamente reconhecida. Adolfo Caminha, apesar de hetero e casado com uma mulher, era curioso pelos aspectos homoafetivos. Ele também serviu à Marinha, por isto, especula-se que ele imprimiu sua experiência na obra.


4. O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde (1890): Este é um livro para quem gosta de uma história macabra e de certa forma até um pouco sádica. Dorian Gray é um jovem rapaz de beleza estonteante, mas que após ver uma pintura de si mesmo e perceber o quão bonito é, vende sua alma para permanecer sempre assim. A partir de então, quem envelhece é o quadro, que também apodrece a medida que Dorian se corrompe.

Oscar Wilde é um dos grandes mestres quando o assunto é autores LGBTQ+. Uma vida trágica, mas até que bem movimentada. Foi preso por ser gay e morreu sozinho e sem nada. Recomendo-lhes que procurem mais sobre a obra e sobre o autor!


3. Orlando, Virginia Woolf (1928): Uma biografia de um príncipe transexual. Mas não um trans com a concepção que temos hoje. Na verdade, Orlando é um ser imortal (que na verdade não envelhece mais que 30 anos em 3 séculos), que ao longo dos séculos vai trocando de gênero.

Se Oscar é o rei dos escritores LGBTQ+, Virginia é a rainha. Uma mulher e tanto! Bissexual e feminista, ela refletia bastante sobre os papéis de gênero e sexualidade. Ela foi uma das únicas mulheres no grupo de Bloomsburry e responsável por uma verdadeira revolução literária, em que inventou uma nova maneira de escrever. Mesmo assim, sua vida pessoal era bem conturbada. Sofria de depressão e ansiedade, que desenvolveu após a guerra. Matou-se em 1941, por medo da Segunda Guerra e de reviver as más memórias.


2. O Mau Exemplo de Cameron Post, Emily Danforth (2018): Apesar de ter dado maior parte desta lista aos clássicos, eu não poderia de deixar de incluir este livro maravilhoso na lista pelo motivo que ele é talvez o meu favorito na categoria. Cameron Post conta a história de uma adolescente lésbica e a sua descoberta entre o final dos anos 80 e início dos 90, culminando à sua ida a um acampamento de conversão sexual. Você pode ler a resenha do livro e do filme aqui.


1. Arrase! O guia para felicidade, a liberdade e a busca por estilo, RuPaul (2015): Eu não poderia deixar de indicar em primeiro lugar a bíblia LGBTQ+. Todos nós conhecemos RuPaul como a mãe das drags e por Drag Race, mas neste livro ela conta um pouco de como ela se tornou o que é hoje e ainda dá dicas maravilhosas a todos os jovens LGBTQ+ em como se encontrar no mundo. Um livro OBRIGATÓRIO. Leia a resenha aqui.

Image result for arrase rupaul
Arrase! $17 (ou $4,90 no eBook) na Saraiva.



Como dizia aquela antiga campanha publicitária da MTV, desligue este computador e vá ler um livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© POP-UP! Sua Overdose em cultura pop. - 2021. Todos os direitos reservados.
Design e criação por: João Destiny.