A sua overdose de cultura pop!

RESENHA LITERÁRIA: "Arrase! O guia para a felicidade, a liberdade e a busca por estilo", RuPaul

| |

Saudações, sashay & shantay.

É chegada a hora em que há meses estava sendo atrasado. Não é novidade para ninguém que durante todo o ano de 2018 "Arrase", o livro da rainha suprema das LGBTQ+, também conhecida como RuPaul esteve em todas as minhas listas de desejo, até que na Black Friday do ano passado eu pude finalmente realizar meu sonho de princesa e ter o livro.

Sendo um dos livros mais rápidos que eu já li. Perdendo apenas para a minha releitura de "Perdida", da Carina Rissi - um dia - terminei Workin' It em dois. Agora, vos trago minha resenha deste livro tão maravilhoso e que é definitivamente leitura obrigatória não apenas a qualquer LGBTQ+, mas também a qualquer jovem que esteja encontrando seu lugar no mundo. Sem mais delongas, vamos iniciar.

Título: Arrase! O guia para a felicidade, a liberdade e busca por estilo;
Título original: Wokin' It! RuPaul's guide to life, liberty, and the persuit of style;
Autor: RuPaul Charles;
Editora: Harper Collins;
Edição: 1;
Ano: 2018;
Tradução: Santiago Nazarian;
Image result for arrase rupaul

Eu conheci RuPaul através do show, RuPaul's Drag Race e tenho acompanhado a série desde sua oitava temporada e obviamente assisti posteriormente as temporadas anteriores incluindo a temporada perdida (1º) e todos os All Stars e desde então tenho sido um grande fã da Ru, de muitas das queens do programa e assisto religiosamente, todos os finais de semana, aos novos episódios de Drag Race.

Ao comprar o livro, eu tinha alguma ideia formada do que se trataria o livro, mas fui surpreendido ao me deparar com um livro que eu consideraria auto-ajuda e não uma biografia (o que de fato não é). Eu detesto esse tipo de livro, assim como autores como Augusto Cury, por exemplo. Mas existe algo que difere Arrase! dos outros livros do qual eu automaticamente o categorizei. RuPaul é mil vezes mais direta, coerente e dinâmica, fazendo com que o livro seja gostoso de se ler.

Image result for rupaul

"Não leve a vida tão a sério". É com esta lição que RuPaul abre o livro, contando que foi isto de ouviu de um professor durante um momento muito difícil de sua vida e que de primeiro lhe pareceu algo um tanto nada a ver, mas que mais tarde pôde perceber o quanto aquelas palavras eram reais. Neste primeiro momento, temos uma conversa subjetiva, que lida com as situações da vida e até mesmo com a espiritualidade.

"Drag não é só um homem usando cílios postiço e uma peruca. Drag não é só uma mulher usando duas costeletas e um macacão do Elvis. Drag é tudo. Não diferencio drag de se arrumar ou desarrumar. O que você coloca ao sair do banho é sua drag." - p. 9.

Passada a introdução, é hora de começar a aprender a como ter estilo. Claro que o conceito de estilo é altamente associado às roupas que se veste, se estas estão na moda ou não, se um tem bom ou mau gosto dentro de certos parâmetros. Este é realmente uma parte do estilo, mas não a única ou a mais fundamental. RuPaul aqui nos ensina que ter estilo é, sobretudo, saber equilibrar o seu ego e o seu espírito. É sobre agarrar as oportunidades e fazer o melhor que se pode. É claro que esse é um processo que se aprende com um passar do tempo e com o amadurecimento pessoal (ou não).

Image result for rupaul in and out of drag

"Saiba que energia atrai energia semelhante" - p. 17
Num guia muito importante e que de fato pode ajudar muita gente a encontrar seu senso de moda. RuPaul muito brilhantemente explica desde o mais básico ao mais complexo como se vestir apropriadamente. Começando em como adequar suas roupas às proporções do seu corpo - o que de fato ela tem muita propriedade para falar, afinal, quem melhor que  uma drag queen de 1,93 metro de altura? - até os elementos essenciais do guarda roupa de qualquer pessoa.

Ter estilo também implica em saber que seu corpo é o seu templo e como tal, cuidar bem dele é essencial. RuPaul indica a sua dieta e rotina de exercícios, cujos quais consistem basicamente de vegetais e carne grelhada e exercícios ao som de sua playlist favorita, respectivamente. Disciplina é tudo, então respeite à dieta e à rotina de exercícios. Ah! Se estiver montada, não coma ou deixe que te vejam comendo. Jante antes de sair.

Outra parte essencial em ter estilo é ter educação. Jamais chegue atrasada ou banque a diva do mundo. Isso não é bonitinho e te deixa com uma pecima imagem. Uma pena que algumas das queens de Drag Race parecem não ter lido este livro. Não é mesmo, Gia Gunn? Enfim, lembre-se que o que você joga no universo volta para você, então não tenha posturas negativas


Este livro se tornou, em minha opinião, uma leitura obrigatória a qualquer jovem em busca de sua própria identidade no mundo, seja qual for a sexualidade ou gênero. "Arrase!" não poderia ter um nome melhor, pois é um arraso de livro. Aquele que quiser ler, não terá muito trabalho por se tratar de um livro com bastante imagem e linguagem simples e direta - com bastante gíria do mundo gay.

⭐⭐⭐⭐⭐

Related image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© POP-UP! Sua Overdose em cultura pop. - 2021. Todos os direitos reservados.
Design e criação por: João Destiny.